Michael Walzer e as esferas da justiça fundamentais: educação e cidadania na constituição das sociedades democráticas justas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v24i2.52063

Palavras-chave:

Teoria da justiça, Democracia, Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar, segundo a teoria da justiça de Michael Walzer, o papel fundamental que as esferas da educação e da cidadania, em sua recíproca sustentação, devem representar para a obtenção de uma sociedade democrática justa. Para isto, será feita uma apresentação daquela teoria com uma reconstrução dos seus conceitos básicos. Após, será mostrado porque a cidadania e o Estado precisariam ser fortalecidos muito acima do padrão habitual das democracias existentes para cumprir adequadamente tal papel. Por último, será proposto que a melhor chance de alcançar e sustentar o alto grau de solidariedade social da cidadania e do Estado que são exigidos para realizar concretamente aquela sociedade justa está em uma educação cívica democrática e comunitarista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Araujo, UFES-DEFIL-PPGFIL

Membro permanente do PPGFIL na linha de pesquisa "Ética e Filosofia política"

Downloads

Publicado

05-02-2020

Como Citar

ARAUJO, R. Michael Walzer e as esferas da justiça fundamentais: educação e cidadania na constituição das sociedades democráticas justas. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 24, n. 2, 2020. DOI: 10.5216/phi.v24i2.52063. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/52063. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais