A JUSTIFICAÇÃO POR CONSENSO SOBREPOSTO EM JOHN RAWLS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v12i1.4764Palavras-chave:
consenso sobreposto, justificação, razão públicaResumo
O objetivo deste artigo é estabelecer algumas considerações sobre o papel da categoria de consenso sobreposto na teoria da justiça como eqüidade de John Rawls nas obras Political Liberalism (Lecture IV), Justice as Fairness: A Restatement (§ 11) e Replay to Habermas (§ 2), com a intenção de identificar um modelo pragmático de justificação em um âmbito público, compreendendo os princípios de justiça para a estrutura básica da sociedade como um mínimo social que visa a garantia da estabilidade e legitimidade, assegurando critérios públicos para a determinação dos principais acordos constitucionais, econômicos e sociais. Com a afirmação dos valores políticos de razoabilidade e reciprocidade, identificar-se-á um modelo pragmatista universalista de justificação com base em um intuicionismo mitigado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-12-2008
Como Citar
SILVEIRA, D. C. A JUSTIFICAÇÃO POR CONSENSO SOBREPOSTO EM JOHN RAWLS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 12, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/phi.v12i1.4764. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/4764. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).