NIETZSCHE E O PROTO-PERSPECTIVISMO DE ZUR TELEOLOGIE

Autores

  • Ricardo Bazilio Dalla Vecchia Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v21i2.44774

Palavras-chave:

Nietzsche. Kant. Teleologia. Perspectivismo.

Resumo

Mediante a análise da coletânea de notas “Zur Teleologie” este artigo sugere a existência de um “proto-perspectivismo” na concepção ficcionalista de organismo formulada por Nietzsche no final da década de 1860. Nossa investigação se inicia com uma exposição da oposição entre mecanicismo e teleologia na modernidade, analisa brevemente as posições de Kant e Schopenhauer sobre ela e então as contrasta com a posição de Nietzsche.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bazilio Dalla Vecchia, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) na Ernst Moritz Arndt Universität Greifswald, Alemanha. Atualmente é professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em filosofia moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia alemã, Nietzsche, ética e teoria do conhecimento. Pesquisador do Grupo de pesquisa Crítica e Modernidade (CriM), da UNICAMP.

Downloads

Publicado

19-01-2017

Como Citar

DALLA VECCHIA, R. B. NIETZSCHE E O PROTO-PERSPECTIVISMO DE ZUR TELEOLOGIE. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 219–251, 2017. DOI: 10.5216/phi.v21i2.44774. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/44774. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Artigos Originais