ASPECTOS METAFÍSICOS DO IDEALISMO EM HUSSERL
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v21i1.42715Palavras-chave:
Idealismo, Metafísica, Ser, Pensamento.Resumo
No presente texto argumento que, na medida em que implica uma compreensão do ser, há um aspecto metafísico no idealismo de Husserl; apresento como Husserl pensa a relação entre o ser e o pensamento, e o sentido do ser que resulta disso, tanto para a consciência que é considerada a esfera origináriado ser, como para o ser dos entes mundanos, cujo sentido é constituído pela vida da consciência. É apenas o idealismo transcendental que, para Husserl, elucida o sentido originário do ser, tanto em função das exigências epistemológicas, como também em função das exigências práticas. No fim apresento o sentido do ser como ato de ser, proveniente da tradição metafísica aristotélico-tomista, como uma possibilidade de pensar para além do idealismo de Husserl.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2016
Como Citar
KORELC, M. ASPECTOS METAFÍSICOS DO IDEALISMO EM HUSSERL. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 111–137, 2016. DOI: 10.5216/phi.v21i1.42715. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/42715. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê de Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).