IN SEARCH OF THE THEORETICAL AND CONCEPTUAL FOUNDATIONS OF THE CONSCIOUSNESS-MIND-ENCEPHALON-BODY-ENVIRONMENT PROBLEM: WHAT THE PHYSICS HAS TO SAY ABOUT THE BASIC CONSTITUTION OF THE WORLD?
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v22i1.41954Palavras-chave:
Problema das relações consciência-mente-encéfalo-corpo-ambiente, modelo padrão de física das partículas, constituição física do mundo, monismo físicoResumo
O presente texto é o primeiro de uma sequência destinada à consecução de um projeto que proponho empreender ao longo de duas partes interconectadas, posto que independentes. A partir do propósito que elegi para desenvolver sua primeira parte, qual seja, demarcar os pilares sobre os quais me alicerço para subsidiar o tratamento que ofereço aos múltiplos problemas suscitados pelas relações de interação e de integração entre consciência, mente, encéfalo, corpo e ambiente, busco, neste primeiro texto desta primeira parte, delinear o que se sabe da constituição física do mundo à luz das melhores teorias disponíveis da física, especialmente do modelo padrão de física das partículas. Ao longo do texto, busco demonstrar que, a despeito de suas limitações e lacunas, o modelo padrão é suficiente para meus propósitos iniciais, ainda que a força gravitacional só possa ser incorporada por meio de revisões e ampliações deste modelo. O desenvolvimento dos argumentos deste texto abre espaço para o meu próximo passo, a saber, sustentar que as teses básicas do emergentismo (monismo físico, determinação sincrônica e propriedades sistêmicas e emergentes) oferecem o melhor material disponível para a investigação do ‘espaço’ ocupado pela consciência no mundo natural para além das limitações do fisicalismo redutivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-07-2017
Como Citar
ALMADA, L. F. IN SEARCH OF THE THEORETICAL AND CONCEPTUAL FOUNDATIONS OF THE CONSCIOUSNESS-MIND-ENCEPHALON-BODY-ENVIRONMENT PROBLEM: WHAT THE PHYSICS HAS TO SAY ABOUT THE BASIC CONSTITUTION OF THE WORLD?. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 22, n. 1, p. 107–140, 2017. DOI: 10.5216/phi.v22i1.41954. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/41954. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).