A FUNÇÃO LÓGICA DESEMPENHADA PELAS FOTOGRAFIAS NOS PENSAMENTOS ACERCA DOS OBJETOS FOTOGRAFADOS

Autores

  • Guilherme Ghisoni da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v20i2.40047

Palavras-chave:

conhecimento por familiaridade, conhecimento por descrição, pensamento singular, realismo metafísico do passado.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a função lógica desempenhada pelas fotografias nos pensamentos acerca de entidades conhecidas exclusivamente através de fotografias. Buscarei contrastar duas linhas interpretativas gerais: a fotografia como conhecimento por familiaridade e como conhecimento por descrição. A análise dessas linhas interpretativas levará em consideração o paralelo com as discussões sobre memórias episódicas e metafísica do tempo. Ao longo do artigo, buscarei criticar o tratamento da fotografia como familiaridade, tendo como base as ideias de John Zeimbekis. No tratamento como familiaridade, a fotografia teria uma função lógica semelhante a um demonstrativo, que apontaria para entidades particulares no passado, através da rota causal que une a fotografia ao referente. A crítica de Zeimbekis tem como ponto de partida a distinção entre o referente causal da fotografia e o seu conteúdo representacional (as propriedades visuais nela exemplificadas). A tese a ser sustentada é que o conteúdo da fotografia não seria suficiente para a determinação da identidade numérica do referente. Com isso, propõe-se o deslocamento da função lógica da fotografia da função referencial para a predicativa. A fotografia exemplificaria propriedades fenomenais atribuídas a uma entidade conhecida apenas por descrição através da fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Ghisoni da Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, fenomenologia, tempo, linguagem privada

Downloads

Publicado

06-03-2016

Como Citar

GHISONI DA SILVA, G. A FUNÇÃO LÓGICA DESEMPENHADA PELAS FOTOGRAFIAS NOS PENSAMENTOS ACERCA DOS OBJETOS FOTOGRAFADOS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 29–54, 2016. DOI: 10.5216/phi.v20i2.40047. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/40047. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais