PRÉ-APARÊNCIA (VOR-SCHEIN) E ENIGMA (RÄTSEL) NA OBRA DE ARTE: UTOPIA E ESTÉTICA EM ERNST BLOCH E THEODOR W. ADORNO

Autores

  • Ubiratane Morais Rodrigues Universidade Federal do Maranhão/Professor

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v21i1.39743

Palavras-chave:

Estética, Enigma (Rätsel), Pré-Aparência (Vor-Schein), Utopia.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a utopia no horizonte estético de Ernst Bloch e T.W. Adorno A partir da abordagem dialética do Princípio Esperança (Das Prinzip Hoffnung) e da Teoria Estética (Ästhetische Theorie). Parti-se da origem e dos desdobramentos dos conceitos de Pré-Aparência (Vor-Schein) e Enigma (Rätsel) e suas relações com a utopia. A noção pré-aparência (Vor-Schein) está intimamente ligada aos sonhos acordados que são os modeladores da arte. Como modelador da arte, os sonhos diurnos antecipam um mundo melhor que a arte antecipa pela Pré-Aparência (Vor-Schein) do visível. Em Adorno, partimos da relação entre o conteúdo de verdade e Enigma (Rätsel) para encontrar um nexo entre esta relação e a utopia. Assim, nossa hipótese interpretativa é que no horizonte estético de Bloch e Adorno a utopia aproxima estes dois filósofos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratane Morais Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão/Professor

Professor Assistente de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)-Campus de Grajaú. Doutorando em Filosofia na linha de pesquisa Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-Gradução em Filosofia (PPGdF/FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) com Bolsa de Doutorado FAPEMA.

Downloads

Publicado

2016-08-28

Como Citar

RODRIGUES, U. M. PRÉ-APARÊNCIA (VOR-SCHEIN) E ENIGMA (RÄTSEL) NA OBRA DE ARTE: UTOPIA E ESTÉTICA EM ERNST BLOCH E THEODOR W. ADORNO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 189–212, 2016. DOI: 10.5216/phi.v21i1.39743. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/39743. Acesso em: 29 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais