PRÉ-APARÊNCIA (VOR-SCHEIN) E ENIGMA (RÄTSEL) NA OBRA DE ARTE: UTOPIA E ESTÉTICA EM ERNST BLOCH E THEODOR W. ADORNO
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v21i1.39743Palavras-chave:
Estética, Enigma (Rätsel), Pré-Aparência (Vor-Schein), Utopia.Resumo
Este artigo objetiva apresentar a utopia no horizonte estético de Ernst Bloch e T.W. Adorno A partir da abordagem dialética do Princípio Esperança (Das Prinzip Hoffnung) e da Teoria Estética (Ästhetische Theorie). Parti-se da origem e dos desdobramentos dos conceitos de Pré-Aparência (Vor-Schein) e Enigma (Rätsel) e suas relações com a utopia. A noção pré-aparência (Vor-Schein) está intimamente ligada aos sonhos acordados que são os modeladores da arte. Como modelador da arte, os sonhos diurnos antecipam um mundo melhor que a arte antecipa pela Pré-Aparência (Vor-Schein) do visível. Em Adorno, partimos da relação entre o conteúdo de verdade e Enigma (Rätsel) para encontrar um nexo entre esta relação e a utopia. Assim, nossa hipótese interpretativa é que no horizonte estético de Bloch e Adorno a utopia aproxima estes dois filósofos.
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