A TENSÃO COMO UM OPERADOR HERMENÊUTICO PARA UMA RACIONALIDADE POLÍTICA EM HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v11i1.3709Palavras-chave:
tensão, política, racionalidade, juízo.Resumo
a investigação arendtiana, com seu modo sui generis de tematizar apolítica e apontar para as perplexidades do político, exige dos nossos olhos uma percepção de sua lógica investigativa. A esta lógica estamos chamando de ‘tensão’, um operador hermenêutico que nos auxilia na compreensão de uma racionalidade política em sua obra, sendo um presente em suas diversas formas de abordagem da política.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-04-2008
Como Citar
PEREIRA, G. A. E. A TENSÃO COMO UM OPERADOR HERMENÊUTICO PARA UMA RACIONALIDADE POLÍTICA EM HANNAH ARENDT. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 99–113, 2008. DOI: 10.5216/phi.v11i1.3709. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3709. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).