A DUPLA IMPLICAÇÃO DA EPOCHÉ E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO NA FENOMENOLOGIA DE HUSSERL
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v21i1.35564Palavras-chave:
consciência, mundo, epoché, idealismo fenomenológico.Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre a epoché fenomenológica e o problema fenomenológico da relação entre a consciência e o mundo. Inicialmente, o artigo examina a primeira implicação do exercício da epoché: a ideia da "perda do mundo." Em seguida, examina a segunda implicação deste exercício: a ideia da "recuperação do mundo" na consciência transcendental. Finalmente, o artigo esclarece a especificidade do idealismo fenomenológico de Husserl O exercício generalizado da epoché não implica em uma negação da existência do mundo. A tarefa deste idealismo é elucidar fenomenologicamente o sentido deste mundo que se forma intencionalmente na subjetividade transcendental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.













