O CAPITAL POLÍTICO DOS RISCOS ECONÔMICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v20i1.34778Palavras-chave:
política, economia, capitalismo flexível, risco.Resumo
A análise sociológica a respeito de algumas das mais importantes implicações do recente sistema capitalista flexível de nenhum modo erra alvo quando vincula o problema geral da instabilidade sistêmica ao descontrole das condições de vida, aos riscos sociais (a que esse descontrole se prende) e à promoção de uma mentalidade de curto prazo. Afinal, estes são fenômenos testemunhados no âmbito do trabalho em particular, e do domínio político de modo geral. Ao lado da ciência e da tecnologia a economia é um dos principais fatores modernos que institucionalizam o risco em escala social. Para a nossa abordagem, desenvolvida com bases nos pensamentos de Ulrich Beck, Zygmunt Bauman e Richard Sennett, o decisivo é que para além de oportunidades de negócio os riscos econômicos definem as mais novas atribuições do âmbito político socialmente deslocado pelo processo de divórcio com o poder.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).