SUBJETIVIDADE ONTOLÓGICA NA FILOSOFIA DA MENTE DE JOHN SEARLE

Autores

  • Tárik de Athayde Prata UFC

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v12i2.3386

Palavras-chave:

subjetividade, dualismo, problema mente-corpo.

Resumo

Analisando uma conhecida crítica de John Searle à tradição materialista, segundo a qual essa tradição costuma ignorar ou mesmo recusar a subjetividade dos fenômenos mentais, o presente trabalho examina a estratégia de Searle para defender essa subjetividade, passando pela recusa do caráter essencial do comportamento para o mental (seção II), pela distinção entre subjetivo/objetivo no sentido epistêmico e ontológico (seção III) e pela solução de Searle para o problema de outras mentes (seção IV). Porém, a tentativa do filósofo de obter um acesso indireto aos fenômenos mentais subjetivos através de explanações causais (seção V) destes fenômenos por processos cerebrais se mostra insuficiente para integrar a subjetividade ontológica em nossa visão científica do mundo, na medida em que a suposta irredutibilidade ontológica dos fenômenos subjetivos a fenômenos objetivos parece levar ao resultado de que os fenômenos mentais sejam algo para além da realidade natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tárik de Athayde Prata, UFC

Trabalha como pesquisador e docente no departamento de filosofia da Universidade Federal do Ceará (com bolsa de DCR). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Filosofia pela mesma instituição (concluído em 2002). É doutor em Filosofia pela Ruprecht Karl Universität Heidelberg, na Alemanha (título obtido em 2007), com uma tese sobre a filosofia da mente de John R. Searle. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa com bolsa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) do CNPq em convênio com a FUNCAP. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, Filosofia da Mente e Filosofia Analítica

Downloads

Publicado

20-02-2009

Como Citar

DE ATHAYDE PRATA, T. SUBJETIVIDADE ONTOLÓGICA NA FILOSOFIA DA MENTE DE JOHN SEARLE. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/phi.v12i2.3386. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3386. Acesso em: 19 abr. 2024.