VERDADE E FICÇÃO EM TEXTOS UTÓPICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v7i1.3151Resumo
Considerados do ponto de vista da teoria literária, os textos filosóficos que tratam explicitamente da política caem sobretudo sob os gêneros do tratado e do ensaio, mas, indiretamente, a teoria política sofre a influência das utopias, literárias ou experimentadas de fato. A validade de um tratado – e certamente também da enviesada crítica da economia política – depende do método que o sustenta, ao passo que no ensaio pesam as credenciais daquele que emite uma opinião. Por fim, cabe questionar o que significa o requisito da verdade nos textos utópicos, que variam da nostalgia ao sonho: o passado seria objeto da cronologia, que averiguaria a ocorrência de ilhas e paraísos, mas é muito difícil avaliar enunciados contrafatuais e sobre eventos futuros. A literatura sabe lidar com a ficção, enquanto a filosofia quer salvar pelo menos a crítica da pólis em seu momento presente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-01-2008
Como Citar
BORGES, B. I. VERDADE E FICÇÃO EM TEXTOS UTÓPICOS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 7, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/phi.v7i1.3151. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3151. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).