A PROBLEMÁTICA DO ESPAÇO: UM PROBLEMA KANTIANO NO TRACTATUS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v20i1.29826Palavras-chave:
Filosofia Transcendental, Espaço, Wittgenstein, KantResumo
Este artigo apresenta uma leitura do aforismo 6.36111 do Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein a partir da sua localização no amplo debate crítico com o projeto da filosofia transcendental. A intenção do artigo consiste em esclarecer o pano de fundo histórico sugerido pela menção ao ?problema kantiano”, evidenciando que Wittgenstein encontrou no contexto da disputa em torno da espacialidade, que não está explicita no aforismo, alguns argumentos para a recusa da concepção chave da filosofia teórica de Kant: a idealidade do espaço como forma pura da intuição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-08-2015
Como Citar
AQUINO, T. A PROBLEMÁTICA DO ESPAÇO: UM PROBLEMA KANTIANO NO TRACTATUS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 37–64, 2015. DOI: 10.5216/phi.v20i1.29826. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/29826. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).