NIETZSCHE E O HORIZONTE INTERPRETATIVO DO CREPÚSCULO DOS ÍDOLOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v17i2.18859Palavras-chave:
Crepúsculo dos Ídolos, Vontade de Poder, necessidade, gênioResumo
O objetivo do artigo é apontar alguns horizontes interpretativos do Crepúsculo dos Ídolos, especialmente seu estatuto filológico em relação ao projeto literário da Vontade de Poder e seu status filosófico no conjunto dos textos de 1888. Dentre outras, a hipótese central que guiará nossa interpretação é a ‘heurística da necessidade’, a pergunta pelos anseios e necessidades que causaram uma determinada produção e, além disso, percorre todo o livro. Por fim, trata-se também de apontar em que medida Nietzsche opera um distanciamento semântico em relação a conceitos previamente elaborados, como p.ex., o ‘gênio’. Essas hipóteses auxiliam a preencher uma lacuna na pesquisa-Nietzsche, de um texto que até agora não recebeu no Brasil sua real significaçãoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-02-2013
Como Citar
VIESENTEINER, J. L. NIETZSCHE E O HORIZONTE INTERPRETATIVO DO CREPÚSCULO DOS ÍDOLOS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 131–157, 2013. DOI: 10.5216/phi.v17i2.18859. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/18859. Acesso em: 11 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).