INTERFACES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A HERMENÊUTICA DE HANS-GEORG GADAMER E PAUL RICOEUR
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v17i1.13942Palavras-chave:
Hermenêutica, Gadamer, Ricoeur, Crítica.Resumo
Este artigo apresenta as interfaces de dois dos maiores representantes da hermenêutica contemporânea, Hans-Georg Gadamer e Paul Ricoeur. Sem a pretensão de reconstruir a gênese teórica das posições em litígio, analisa diferentes aspectos dela apontando convergências e divergências. Após breve introdução (primeira parte), desenvolve, na segunda parte, de forma mais analítica, o cruzamento das posições dos interlocutores em sete tópicos principais. Na terceira parte assume um momento de distanciamento em relação à hermenêutica das tradições de Gadamer, através da mediação crítica de Hans Ineichen e Paul Ricoeur. Com eles sustentamos a necessidade da hermenêutica das tradições incluir a ideia de crítica e o diálogo com a linguística e a filosofia analítica, posição que converge em favor da hermenêutica crítica de Ricoeur que pretendemos destacá-la em sua contribuição especifica em relação à hermenêutica das tradições de Gadamer.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-09-2011
Como Citar
LAUXEN, R. R. INTERFACES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A HERMENÊUTICA DE HANS-GEORG GADAMER E PAUL RICOEUR. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 127–158, 2011. DOI: 10.5216/phi.v17i1.13942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/13942. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê de Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).