HEIDEGGER E O ENIGMA DA COMÉDIA

Autores

  • Róbson Ramos dos Reis UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v14i2.12120

Palavras-chave:

Heidegger, cômico, riso, pensamento do ser.

Resumo

O meu objetivo neste artigo é a formulação de uma hipótese que estabelece a conexão interna entre o risível e o pensamento do ser, oferecendo algumas direções para um tratamento sistemático do problema do cômico na obra de Heidegger. O artigo é concluído com um comentário sobre relação entre o cômico, o trágico e o pensamento, tomando por base a interpretação heideggeriana de Heráclito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Róbson Ramos dos Reis, UFSM

Róbson Ramos dos Reis concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista PQ 1D do CNPq. Atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e membro da Sociedad Ibero-americana de Estudios Heideggerianos. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia e em Hermenêutica. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Heidegger, Fenomenologia, Ontologia, Filosofia alemã, Hermenêutica, Indicação formal, Kant, Ciência, Verdade e Filosofia Contemporânea.

Downloads

Publicado

21-10-2010

Como Citar

DOS REIS, R. R. HEIDEGGER E O ENIGMA DA COMÉDIA. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 115–161, 2010. DOI: 10.5216/phi.v14i2.12120. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/12120. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais