O LOUCO COMO UM OUTRO INTERDITADO: ARQUEOLOGIA E BIOPODER
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v16i2.10279Palavras-chave:
loucura, alteridade, outro, biopoder.Resumo
No presente artigo, visando uma Arqueologia da Loucura e buscando ? no encontro dos fundamentos filosóficos com o arcabouço científico e tecnológico – pincelar um olhar para o louco e para a loucura, me debruço sobre duas possibilidades de compreensão do louco cuja consequência última se volta para uma Ética da Alteridade. Ou seja, busco construir um olhar para a diferença inerente ao Homo sapiens sapiens através da leitura de Michel Foucault em Histoire de la folie à l’age classique. Ademais, busco analisar esta Arqueologia da Loucura como uma possibilidade de compreensão prévia das estruturas de biopoder.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-12-2011
Como Citar
AMITRANO, G. O LOUCO COMO UM OUTRO INTERDITADO: ARQUEOLOGIA E BIOPODER. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 16, n. 2, p. DOI: 10.5216/phi.v16i2.10279, 2011. DOI: 10.5216/phi.v16i2.10279. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/10279. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).