DESPOLPAMENTO, ARMAZENAMENTO E TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PALMEIRA REAL AUSTRALIANA

Autores

  • Márcia Torres Teixeira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Henrique Duarte Vieira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Fábio Luiz Partelli
  • Roberto Ferreira da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Archontophoenix alexandrae (F. v. Muell.) H. A. Wendl. & Drude, vigor de sementes, palmito.

Resumo

A Palmeira Real Australiana (Archontophoenix alexandrae) é adequada à exploração racional de palmito, devido, principalmente, às suas características de precocidade, rusticidade e qualidade do palmito. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do despolpamento, armazenamento e temperatura sobre a germinação de sementes de Palmeira Real Australiana. Foram realizados dois experimentos. O primeiro constituiu-se da combinação de cinco métodos de despolpamento (despolpamento manual em peneira, após a colheita; despolpamento em ácido sulfúrico; frutos umedecidos e colocados em sacos plásticos, por três dias, para fermentar; frutos imersos em água, por três dias, sendo a água trocada diariamente; e frutos não despolpados) e quatro períodos de armazenamento (0, 30, 75 e 120 dias), a 20ºC. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x4, com cinco repetições de 30 sementes. No segundo experimento, as sementes extraídas após os frutos ficarem imersos em água por três dias foram colocadas para germinar, em delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos e cinco repetições de 30 sementes, sob diferentes condições de temperatura (temperaturas constantes de 25ºC, 30ºC, 35ºC e 40ºC e alternadas de 30ºC/20ºC (dia/noite) e 35ºC/25ºC (dia/noite)). Avaliou-se a percentagem de germinação e o Índice de Velocidade de Germinação (IVG) e verificou-se que o despolpamento por imersão em água foi o melhor tratamento para preservar a viabilidade inicial e após o armazenamento das sementes, e que a temperatura de 25ºC foi considerada ideal para promover a germinação de sementes de Palmeira Real Australiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Torres Teixeira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Engenheira Agrônoma

MSc. em Produção Vegetal

Henrique Duarte Vieira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Engenheiro Agrônomo, DSc. em Produção Vegetal. Professor da UENF e bolsita produtividade do CNPq

Fábio Luiz Partelli

Engº Agrº, Dr em Produção Vegetal. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos. Atua em Café, Ecofisiologia, DRIS, plantas de cobertura e Manejo orgânico.

Roberto Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Engenheiro, PhD. em Horticultura. Professor da UENF.

Downloads

Publicado

16-09-2011

Como Citar

TEIXEIRA, M. T.; VIEIRA, H. D.; PARTELLI, F. L.; SILVA, R. F. da. DESPOLPAMENTO, ARMAZENAMENTO E TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PALMEIRA REAL AUSTRALIANA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 378–384, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/9617. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal