DESEMPENHO AGRONÔMICO E RECOMENDAÇÕES PARA CULTIVO DE QUINOA (BRS SYETETUBA) NO CERRADO
Palavras-chave:
Chenopodium quinoa, peso de grãos, biomassa, altura de plantaResumo
A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.), originária dos Andes, tem sido adaptada ao cultivo no Brasil, via seleção de progênies. Entre as progênies avaliadas, tem-se destacado a Q4.5, proveniente da população Q4, originária dos vales equatorianos. O genótipo foi uniformizado em suas características agronômicas, recebendo o nome de BRS Syetetuba. Em experimentos de verão e entressafra, apresentou rendimentos de 2,3 t ha-1 de grãos e 7,5 t ha-1 de biomassa total, em 120 dias, da emergência à maturação. Estes resultados superaram aqueles alcançados pelas cultivares padrões BRS Piabiru e Kancolla. Os grãos são livres de saponina e têm peso médio de 2,9 g 1000-1. Os resultados indicam que a BRS Syetetuba reúne características favoráveis para desencadear a produção comercial de quinoa no Brasil.PALAVRAS-CHAVE: Chenopodium quinoa; peso de grãos; biomassa; altura de planta.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-03-2011
Como Citar
SPEHAR, C. R.; ROCHA, J. E. da S.; SANTOS, R. L. de B. DESEMPENHO AGRONÔMICO E RECOMENDAÇÕES PARA CULTIVO DE QUINOA (BRS SYETETUBA) NO CERRADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 145–147, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/9395. Acesso em: 13 set. 2024.
Edição
Seção
Nota Científica
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.