SISTEMA RADICULAR DO ARROZ DE TERRAS ALTAS SOB DEFICIÊNCIA HÍDRICA
Palavras-chave:
Cultivares de arroz, seleção para tolerância à seca, temperatura das folhas, densidade de raízesResumo
A morfologia do sistema radicular é uma das características importantes na tolerância de plantas à deficiência hídrica. Assim, objetivou-se verificar aspectos morfológicos de importância, quanto à tolerância à deficiência hídrica do sistema radicular de cultivares de arroz de terras altas, cultivadas sob deficiência hídrica, em condições de casa-de-vegetação, para discriminar linhagens para regiões com distribuição irregular de chuvas. Para tanto, foram semeadas 37 cultivares com ampla variabilidade genética, em tubos de PVC (25 cm de diâmetro e 80 cm de altura) com solo, submetidas, após a emissão das panículas, a dois regimes hídricos: sem e com deficiência hídrica (reposição de, aproximadamente, 50% da água evapotranspirada). A densidade radicular foi avaliada na colheita dos grãos (de 20 cm em 20 cm), da superfície até 80 cm de profundidade, tendo as cultivares diferido quanto a esta característica. As cultivares Muruim Branco, Cano Roxo, Amarelão/Douradão e Arroz Agulhinha apresentaram alta densidade radicular, tanto sob deficiência como sob adequada disponibilidade hídrica. A densidade radicular de cultivares de arroz de terras altas, avaliada em colunas de solo, se relacionou, positivamente, com a tolerância à deficiência hídrica destas cultivares, em condições de campo. Esta metodologia constitui-se em importante ferramenta de fenotipagem, para tolerância à deficiência hídrica em arroz.PALAVRAS-CHAVE: Cultivares de arroz; seleção para tolerância à seca; temperatura das folhas; densidade de raízes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-03-2011
Como Citar
GUIMARÃES, C. M.; STONE, L. F.; OLIVEIRA, J. P. de; RANGEL, P. H. N.; RODRIGUES, C. A. P. SISTEMA RADICULAR DO ARROZ DE TERRAS ALTAS SOB DEFICIÊNCIA HÍDRICA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 126–134, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/8460. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Produção Vegetal
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.