EFEITO DA ESTIAGEM NA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE SOJA NO OESTE DO PARANÁ: UM ESTUDO DE CASO DA SAFRA 2008/2009
Palavras-chave:
Glycine max, variação climática, produtividade, custos, lucroResumo
A soja é um dos produtos agrícolas mais produzidos e exportados. O Brasil está entre os grandes produtores e exportadores do grão, com destaque para os Estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. As estimativas dos custos e lucros de uma determinada atividade agropecuária são ferramentas essenciais para o processo decisório a curto prazo, porque permitem vislumbrar o contexto atual e avaliar a viabilidade econômica de diversos tipos de atividades agropecuárias. Com a grande instabilidade do mercado de commodities, para maximizar o desempenho econômico-financeiro, torna-se primordial a gestão eficiente do negócio agropecuário, que tem como princípios fundamentais a minimização de custos, a otimização da utilização do espaço produtivo e o aumento dos níveis de produtividade. Por meio de informações obtidas junto a instituições locais, durante a safra 2008/2009, foram estimados custos e lucros da produção de soja no município de Cafelândia, no Estado do Paraná, o que permitiu avaliar a viabilidade econômica do sistema de plantio direto, para cultivares do tipo convencional e transgênico, sob condições de estiagem. Os resultados permitiram concluir que perdas de produtividade devem afetar a renda dos produtores, podendo gerar, inclusive, prejuízos econômicos.
PALAVRAS-CHAVE: Glycine max; variação climática; produtividade; custos; lucro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.