Efeito do extrato de Ascophyllum nodosum e fertilizantes químicos no crescimento, rendimento e composição de óleo essencial de Satureja hortensis L.

Autores

  • Yousef Nasiri
  • Hassan Kochakkhani
  • Mohammad Asadi

Resumo

A nutrição é essencial para otimizar o desempenho quantitativo e qualitativo de plantas medicinais, bem como prevenir o estresse biótico e abiótico. Objetivou-se avaliar o efeito de extrato de algas marinhas [Ascophyllum nodosum; não aplicação, aplicação no solo (AS), aplicação foliar (AF) e AS + AF] e de fertilizantes químicos (aplicação e não aplicação) sobre o rendimento, teor de óleo essencial e compostos de segurelha, em experimento fatorial baseado em delineamento de blocos casualizados. Um aumento significativo foi observado na massa seca de segurelha e no rendimento de óleo essencial sob fertilizante químico e AS + AF, sendo o maior rendimento de matéria seca obtido utilizando-se (AS + AF) + fertilizante químico. Houve correlação significativa entre o rendimento de óleo essencial e a massa seca, rendimento de matéria seca e porcentagem de óleo essencial. O conteúdo de carvacrol aumentou sob a aplicação de extrato de algas marinhas. O uso de extrato de algas marinhas como fertilizante orgânico tem o potencial de aumentar o rendimento quantitativo e qualitativo de segurelha.

PALAVRAS-CHAVE: Segurelha, plantas medicinais, extrato de algas marinhas.

Downloads

Downloads

Publicado

17-03-2025

Como Citar

NASIRI, Y.; KOCHAKKHANI, H.; ASADI, M. Efeito do extrato de Ascophyllum nodosum e fertilizantes químicos no crescimento, rendimento e composição de óleo essencial de Satureja hortensis L. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e81375, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/81375. Acesso em: 28 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico