Efeito do extrato de Ascophyllum nodosum e fertilizantes químicos no crescimento, rendimento e composição de óleo essencial de Satureja hortensis L.
Resumo
A nutrição é essencial para otimizar o desempenho quantitativo e qualitativo de plantas medicinais, bem como prevenir o estresse biótico e abiótico. Objetivou-se avaliar o efeito de extrato de algas marinhas [Ascophyllum nodosum; não aplicação, aplicação no solo (AS), aplicação foliar (AF) e AS + AF] e de fertilizantes químicos (aplicação e não aplicação) sobre o rendimento, teor de óleo essencial e compostos de segurelha, em experimento fatorial baseado em delineamento de blocos casualizados. Um aumento significativo foi observado na massa seca de segurelha e no rendimento de óleo essencial sob fertilizante químico e AS + AF, sendo o maior rendimento de matéria seca obtido utilizando-se (AS + AF) + fertilizante químico. Houve correlação significativa entre o rendimento de óleo essencial e a massa seca, rendimento de matéria seca e porcentagem de óleo essencial. O conteúdo de carvacrol aumentou sob a aplicação de extrato de algas marinhas. O uso de extrato de algas marinhas como fertilizante orgânico tem o potencial de aumentar o rendimento quantitativo e qualitativo de segurelha.
PALAVRAS-CHAVE: Segurelha, plantas medicinais, extrato de algas marinhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.