Resposta antioxidante de sementes de feijão com vigor contrastante ao estresse por frio

Autores

  • Matheus Santin Padilha
  • Cileide Maria Medeiros Coelho
  • Yasmin Pincegher Siega

Resumo

A germinação de sementes é uma parte crítica da emergência e estabelecimento de plantas no campo, e o estresse por frio pode afetar o potencial de emergência e a formação de mudas. Objetivou-se determinar as diferenças no sistema antioxidante da planta entre sementes de feijão comum com vigor contrastante e avaliar a relação entre o vigor do lote de sementes e o sistema antioxidante. Seis lotes de sementes de genótipos de feijão comum (BAF42, BAF44 e BAF55) com níveis de vigor contrastantes (alto e baixo vigor) foram submetidos a testes de germinação e frio. Peroxidação lipídica, peróxido de hidrogênio, catalase, peroxidase de guaiacol e peroxidase de ascorbato foram avaliados após o estresse por frio. As sementes de alto vigor foram mais capazes de superar o estresse por frio, com a atividade da enzima catalase mais associada ao vigor. Sementes de baixo vigor são mais suscetíveis ao estresse, com alto dano fisiológico nas mudas, devido ao maior acúmulo de peróxido de hidrogênio no eixo embrionário. Para manter a homeostase metabólica, as sementes de baixo vigor aumentam a produção de enzimas antioxidantes nas mudas, exibindo, assim, maior atividade enzimática antioxidante e acúmulo de peróxido de hidrogênio em resposta ao estresse por frio.

PALAVRAS-CHAVE: Phaseolus vulgaris L., sistema antioxidante, qualidade fisiológica de sementes, desempenho de plântulas.

Downloads

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

PADILHA, M. S.; COELHO, C. M. M.; SIEGA, Y. P. Resposta antioxidante de sementes de feijão com vigor contrastante ao estresse por frio. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e80995, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/80995. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Pulses