Inoculação com bactérias promotoras de crescimento e fungos micorrízicos arbusculares reduzem a demanda de fertilizantes em alface

Autores

  • Lídia Klestadt Laurindo
  • Sonia Purin da Cruz

Resumo

O uso de micro-organismos promotores de crescimento de plantas é uma alternativa para reduzir custos com fertilizantes minerais e aumentar a sustentabilidade na agricultura. Objetivou-se avaliar o efeito da coinoculação de bactérias promotoras de crescimento e fungos micorrízicos arbusculares no crescimento e produção de alface sob fertilização reduzida de NPK, em casa-de-vegetação, utilizando-se cinco tratamentos (100 % de adubação; 50 % de adubação; 50 % de adubação + inoculação com Azospirillum brasilense; 50 % de adubação + inoculação com Rhizophagus clarus; 50 % de adubação + coinoculação), com oito repetições. A inoculação com R. clarus resultou em aumento de 79,5 % na altura das plantas, enquanto A. brasilense promoveu aumento de 68 %, em relação à fertilização NPK. A inoculação com ambos os micro-organismos de maneira isolada aumentou a biomassa do caule; porém, apenas A. brasilense esteve associado ao maior número de folhas, apesar de não ter sido acompanhado de aumento na biomassa fresca e seca das folhas. A coinoculação aumentou a biomassa fresca foliar em 24,6 % e o número de folhas em 25,3 %.

PALAVRAS-CHAVES: Lactuca sativa, Azospirillum brasilense, Rhizophagus clarus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-07-2024

Como Citar

LAURINDO, L. K.; CRUZ, S. P. da. Inoculação com bactérias promotoras de crescimento e fungos micorrízicos arbusculares reduzem a demanda de fertilizantes em alface. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e79375, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/79375. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico