Estrutura populacional e distribuição espacial de Guadua weberbaueri Pilg. em florestas nativas e antropizadas da Amazônia Ocidental brasileira
Resumo
As leis florestais brasileiras não fornecem especificações para o manejo de florestas dominadas por bambu. Objetivou-se caracterizar a estrutura populacional de bambu, sua distribuição espacial e os efeitos da densidade de brotos na diversidade e densidade de espécies arbóreas dominantes no sudoeste da Floresta Amazônica. Realizou-se inventário em floresta com e sem interferência antrópica e mediu-se a altura e o diâmetro à altura do peito das árvores, bem como a distribuição diametral, vertical e espacial dos brotos. A distribuição diametral do bambu apresentou comportamento irregular nas duas áreas em estudo e a distribuição vertical comportou-se de forma irregular na floresta sem antropização, de forma assimétrica negativa quando comparada à floresta que sofreu perturbação antrópica. A distribuição espacial do bambu não apresentou alterações em seu padrão de agregados entre os ambientes estudados, e sua densidade não apresentou correlação significativa com a densidade e diversidade de espécies arbóreas.
PALAVRAS-CHAVE: Bambu, diversidade e densidade de espécies arbóreas, floresta primária e secundária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.