Estrutura populacional e distribuição espacial de Guadua weberbaueri Pilg. em florestas nativas e antropizadas da Amazônia Ocidental brasileira

Autores

  • Glória da Silva Almeida Leal
  • Fabrício Assis Leal
  • Sabina Cerruto Ribeiro
  • Anderson Marcos de Souza
  • Jonny Everson Scherwinski-Pereira

Resumo

As leis florestais brasileiras não fornecem especificações para o manejo de florestas dominadas por bambu. Objetivou-se caracterizar a estrutura populacional de bambu, sua distribuição espacial e os efeitos da densidade de brotos na diversidade e densidade de espécies arbóreas dominantes no sudoeste da Floresta Amazônica. Realizou-se inventário em floresta com e sem interferência antrópica e mediu-se a altura e o diâmetro à altura do peito das árvores, bem como a distribuição diametral, vertical e espacial dos brotos. A distribuição diametral do bambu apresentou comportamento irregular nas duas áreas em estudo e a distribuição vertical comportou-se de forma irregular na floresta sem antropização, de forma assimétrica negativa quando comparada à floresta que sofreu perturbação antrópica. A distribuição espacial do bambu não apresentou alterações em seu padrão de agregados entre os ambientes estudados, e sua densidade não apresentou correlação significativa com a densidade e diversidade de espécies arbóreas.

PALAVRAS-CHAVE: Bambu, diversidade e densidade de espécies arbóreas, floresta primária e secundária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

LEAL, G. da S. A.; LEAL, F. A.; RIBEIRO, S. C.; SOUZA, A. M. de; SCHERWINSKI-PEREIRA, J. E. Estrutura populacional e distribuição espacial de Guadua weberbaueri Pilg. em florestas nativas e antropizadas da Amazônia Ocidental brasileira. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e79369, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/79369. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico