Toxicidade de dinotefurano em predadores e parasitoides de ovos de Piezodorus guildinii e Dichelops furcatus (Hemipetra: Pentatomidae) em condições de campo

Autores

  • Carolina Sgarbi
  • Cecilia Beatriz Margaría
  • Elisabet Mónica Ricci

Resumo

Populações de percevejos Piezodorus guildinii e Dichelops furcatus são naturalmente reguladas por predadores e parasitoides de ovos. No entanto, esses inimigos naturais podem ser afetados pela aplicação de inseticidas não seletivos comumente utilizados no controle químico dos percevejos. Objetivou-se avaliar a toxicidade de dinotefurano em predadores e parasitoides de ovos associados a populações de P. guildinii e D. furcatus (Hemiptera: Pentatomidae) em condições de campo. Predadores e parasitoides de ovos foram registrados semanalmente de V2 a R7, em parcelas de soja tratadas e não tratadas com dinotefurano. Telenomus podisi (Hymenoptera: Scelionidae) estava presente em 100 % das massas de ovos parasitados em ambas as espécies de percevejos e tratamentos. Não foram encontradas diferenças significativas na proporção de parasitismo e na razão sexual entre os tratamentos para nenhuma das espécies. A proporção de emergência da massa de ovos mostrou diferenças significativas entre os tratamentos para P. guildinii, mas não para D. furcatus. A aplicação de dinotefurano não afetou a presença de predadores generalistas como Araneae, Syrphidae e Chrysopidae. Dinotefurano pode ser considerado seletivo para esses predadores, mas não para P. guildinii.

PALAVRAS-CHAVE: Telenomus podisi, percevejo, controle biológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-07-2024

Como Citar

SGARBI, C.; MARGARÍA, C. B.; RICCI, E. M. Toxicidade de dinotefurano em predadores e parasitoides de ovos de Piezodorus guildinii e Dichelops furcatus (Hemipetra: Pentatomidae) em condições de campo. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e78903, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/78903. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico