Mixes de plantas de cobertura e Trichoderma asperellum na melhoria da sustentabilidade e produtividade da cultura da soja

Autores

  • Fernando Couto de Araújo
  • Adriano Stephan Nascente
  • Marta Cristina Corsi de Filippi
  • Mariana Aguiar Silva

Resumo

As plantas de cobertura na entressafra e os micro-organismos multifuncionais representam tecnologias estratégicas com potencial para aumentar a sustentabilidade na produção de soja. Objetivou-se investigar os efeitos de misturas de plantas de cobertura e da aplicação de micro-organismos multifuncionais na análise econômica, trocas gasosas, componentes de produtividade e produtividade de grãos de soja. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em arranjo fatorial 6 x 2, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de seis combinações de plantas de cobertura [pousio (controle); milheto (Pennisetum glaucum) com crotalárias (Crotalaria juncea, C. spectabilis e C. ochroleuca); milheto e feijão-guandu (Cajanus cajanus); milheto e Urochloa ruziziensis; milheto, U. ruziziensis e feijão-guandu; milheto e trigo mourisco (Fagopyrum esculentum)], com ou sem aplicação de pool de Trichoderma asperellum. A combinação milheto + U. ruziziensis e milheto + U. ruziziensis + feijão-guandu apresentou maior produção de matéria seca e maior teor de nutrientes na palhada, o que poderia proporcionar redução na adubação da cultura seguinte. As plantas de soja cultivadas após milheto + U. ruziziensis e milheto + U. ruziziensis + feijão-guandu apresentaram taxas fotossintéticas elevadas e melhoraram a eficiência instantânea do uso da água. A aplicação de micro-organismos multifuncionais levou a um aumento de 16 % na taxa fotossintética das plantas de soja. A maior produtividade foi alcançada pelas plantas de soja cultivadas em áreas com milheto + U. ruziziensis e milheto + U. ruziziensis + feijão-guandu. Além disso, a aplicação de micro-organismos multifuncionais contribuiu para o aumento da contagem de vagens por metro, grãos por vagem, massa de 100 sementes e produtividade geral global de grãos da soja.

PALAVRAS-CHAVE: Glycine max, Trichoderma asperellum, micro-organismos multifuncionais, rotação de culturas, milheto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual. Doutorado pela Unesp Botucatu e University of Florida (sanduiche).

Downloads

Publicado

04-06-2024

Como Citar

ARAÚJO, F. C. de; NASCENTE, A. S.; FILIPPI, M. C. C. de; SILVA, M. A. Mixes de plantas de cobertura e Trichoderma asperellum na melhoria da sustentabilidade e produtividade da cultura da soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e78479, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/78479. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico