Como utilizar o ponto de inflexão da curva de retenção de água e os atributos físicos do solo para previsão da capacidade de campo?
Resumo
A produtividade agrícola está intimamente relacionada aos atributos físicos do solo, em especial àqueles que afetam a relação solo-água, uma vez que o solo se constitui no principal reservatório hídrico para as plantas. Objetivou-se determinar a capacidade de campo para diferentes solos, a partir de equações baseadas na curva de retenção de umidade. Foi utilizado um banco de dados com 150 perfis obtidos de trabalhos publicados por outros autores, com informações sobre classificação textural, densidade aparente do solo, densidade de partícula e retenção de água no solo. Foi gerado, para cada perfil, o ponto de inflexão, assim como o potencial matricial correspondente ao seu valor. Foram estabelecidas correlações múltiplas entre a umidade volumétrica na capacidade de campo e os teores de argila, silte e areia. O ponto de inflexão calculado pode ser um estimador da capacidade de campo, o que pode facilitar e agilizar o cálculo de disponibilidade de água.
PALAVRAS-CHAVE: Manejo de irrigação, umidade do solo, curva de retenção de água do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.