Como utilizar o ponto de inflexão da curva de retenção de água e os atributos físicos do solo para previsão da capacidade de campo?

Autores

  • Timóteo Herculino da Silva Barros
  • Matheus Vieira Uliana
  • Jéfferson de Oliveira Costa
  • Asdrubal Jesus Farias-Ramírez
  • Cassio Hamilton Abreu Junior

Resumo

A produtividade agrícola está intimamente relacionada aos atributos físicos do solo, em especial àqueles que afetam a relação solo-água, uma vez que o solo se constitui no principal reservatório hídrico para as plantas. Objetivou-se determinar a capacidade de campo para diferentes solos, a partir de equações baseadas na curva de retenção de umidade. Foi utilizado um banco de dados com 150 perfis obtidos de trabalhos publicados por outros autores, com informações sobre classificação textural, densidade aparente do solo, densidade de partícula e retenção de água no solo. Foi gerado, para cada perfil, o ponto de inflexão, assim como o potencial matricial correspondente ao seu valor. Foram estabelecidas correlações múltiplas entre a umidade volumétrica na capacidade de campo e os teores de argila, silte e areia. O ponto de inflexão calculado pode ser um estimador da capacidade de campo, o que pode facilitar e agilizar o cálculo de disponibilidade de água.

PALAVRAS-CHAVE: Manejo de irrigação, umidade do solo, curva de retenção de água do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

BARROS, T. H. da S.; ULIANA, M. V.; COSTA, J. de O.; FARIAS-RAMÍREZ, A. J.; ABREU JUNIOR, C. H. Como utilizar o ponto de inflexão da curva de retenção de água e os atributos físicos do solo para previsão da capacidade de campo?. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e78125, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/78125. Acesso em: 11 set. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico