Fatores climáticos que afetam a produtividade do arroz de terras altas na região central do Brasil

Autores

  • Alexandre Bryan Heinemann
  • Luís Fernando Stone
  • Guilherme Custódio Cândido Silva
  • David Henriques da Matta
  • Ludmilla Ferreira Justino
  • Silvando Carlos da Silva

Resumo

A produção de arroz de terras altas está concentrada em uma vasta área do Brasil central. Devido à variabilidade ambiental na região, o desempenho das cultivares varia substancialmente. Objetivou-se determinar as principais variáveis climáticas que afetam a produtividade do arroz de terras altas na região central do Brasil, considerando-se quatro estados: Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia. Utilizou-se um conjunto de dados composto por 177 ensaios, com variedades adaptadas e comumente cultivadas de arroz de terras altas, derivadas do conjunto de dados de melhoramento de arroz da Embrapa. Os ensaios foram conduzidos em blocos casualizados, com três repetições, de 1996 a 2018. A abordagem do modelo aditivo generalizado foi utilizada para ajustar as relações não lineares entre fatores ambientais e produtividade de grãos, tendo sido discriminadas quatro variáveis climáticas: temperatura máxima do ar durante todo o ciclo, temperatura mínima do ar na iniciação da panícula, graus-dia da emergência à iniciação da panícula e graus-dia durante todo o ciclo. O aumento da temperatura máxima do ar e dos graus-dia durante todo o ciclo tende a reduzir a produtividade do arroz, e o aumento da temperatura mínima do ar na iniciação da panícula e dos graus-dia da emergência à iniciação da panícula tende a aumentá-la.

PALAVRAS-CHAVE: Oryza sativa L., modelo aditivo generalizado, previsão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Bryan Heinemann

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1991), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/Universidade de São Paulo (1996), Doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/Universidade de São Paulo (2001), Pós-Doutorado em Produção Vegetal pela ESALQ/Universidade de São Paulo (2001-2002) e Pós-Doutorado em Aplicação de Modelos de Simulação de Crescimento no Melhoramento de Arroz de Terras Altas e Milho pelo CIRAD (França). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unidade Arroz e Feijão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de modelos de simulação de crescimento de culturas para tomada de decisão em irrigação, manejo e melhoramento de culturas anuais.

Downloads

Publicado

12-01-2024

Como Citar

HEINEMANN, A. B.; STONE, L. F.; SILVA, G. C. C.; MATTA, D. H. da; JUSTINO, L. F.; SILVA, S. C. da. Fatores climáticos que afetam a produtividade do arroz de terras altas na região central do Brasil. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e77222, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/77222. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico