Fatores climáticos que afetam a produtividade do arroz de terras altas na região central do Brasil

Autores

  • Alexandre Bryan Heinemann
  • Luís Fernando Stone
  • Guilherme Custódio Cândido Silva
  • David Henriques da Matta
  • Ludmilla Ferreira Justino
  • Silvando Carlos da Silva

Resumo

A produção de arroz de terras altas está concentrada em uma vasta área do Brasil central. Devido à variabilidade ambiental na região, o desempenho das cultivares varia substancialmente. Objetivou-se determinar as principais variáveis climáticas que afetam a produtividade do arroz de terras altas na região central do Brasil, considerando-se quatro estados: Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia. Utilizou-se um conjunto de dados composto por 177 ensaios, com variedades adaptadas e comumente cultivadas de arroz de terras altas, derivadas do conjunto de dados de melhoramento de arroz da Embrapa. Os ensaios foram conduzidos em blocos casualizados, com três repetições, de 1996 a 2018. A abordagem do modelo aditivo generalizado foi utilizada para ajustar as relações não lineares entre fatores ambientais e produtividade de grãos, tendo sido discriminadas quatro variáveis climáticas: temperatura máxima do ar durante todo o ciclo, temperatura mínima do ar na iniciação da panícula, graus-dia da emergência à iniciação da panícula e graus-dia durante todo o ciclo. O aumento da temperatura máxima do ar e dos graus-dia durante todo o ciclo tende a reduzir a produtividade do arroz, e o aumento da temperatura mínima do ar na iniciação da panícula e dos graus-dia da emergência à iniciação da panícula tende a aumentá-la.

PALAVRAS-CHAVE: Oryza sativa L., modelo aditivo generalizado, previsão ambiental.

Downloads

Biografia do Autor

Alexandre Bryan Heinemann

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1991), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/Universidade de São Paulo (1996), Doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/Universidade de São Paulo (2001), Pós-Doutorado em Produção Vegetal pela ESALQ/Universidade de São Paulo (2001-2002) e Pós-Doutorado em Aplicação de Modelos de Simulação de Crescimento no Melhoramento de Arroz de Terras Altas e Milho pelo CIRAD (França). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unidade Arroz e Feijão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de modelos de simulação de crescimento de culturas para tomada de decisão em irrigação, manejo e melhoramento de culturas anuais.

Downloads

Publicado

12-01-2024

Como Citar

HEINEMANN, A. B.; STONE, L. F.; SILVA, G. C. C.; MATTA, D. H. da; JUSTINO, L. F.; SILVA, S. C. da. Fatores climáticos que afetam a produtividade do arroz de terras altas na região central do Brasil. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e77222, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/77222. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico