Condições meteorológicas afetam o desenvolvimento sazonal e a produção de frutos de coqueiro-anão-verde

Autores

  • Gabriel Siqueira Tavares Fernandes
  • Luis Roberto da Trindade Ribeiro
  • Matheus Lima Rua
  • Wendel Gabriel Magalhães Vieira
  • João Vitor de Nóvoa Pinto
  • Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza

Resumo

Compreender o desenvolvimento do coqueiro-anão-verde é essencial para melhorar seu manejo. Objetivou-se caracterizar e entender a sazonalidade do desenvolvimento e a produção de frutos do coqueiro-anão-verde sob condições de sequeiro e irrigação na região nordeste do Pará, Brasil. Foram monitorados os diâmetros longitudinal e transversal, massa e produtividade dos frutos, além do número de folhas vivas, cachos vivos, frutos dos cachos nº 11 e 14 e flores femininas. Os cocos entre os cachos nº 20 e 22 apresentam maiores dimensões e biomassa (fresca e seca). A repartição dos componentes da produção varia conforme a época do ano, sendo a massa de albúmen líquido, componente de maior enfoque comercial, maior no período chuvoso, com menores perdas percentuais no cultivo irrigado. A sazonalidade meteorológica desempenha papel fundamental na queda das flores e no aborto dos frutos, contribuindo diretamente para a quantidade de frutos produzidos.

PALAVRAS-CHAVE: Cocos nucifera L., biomassa de frutos, aborto de inflorescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Siqueira Tavares Fernandes

Doutorando em Agronomia (agrometeorologia e climatologia) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com ênfase em Meteorologia e Sensoriamento Remoto. Especialista em agrometeorologia e climatologia (UniFCV). Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Piauí UFPI/CPCE com período sanduíche na Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA) em Bogotá, Colômbia, Licenciado em Ciências Biológicas (UNIASSELVI). Integrante do Grupo de Estudos da Interação Solo Planta Atmosfera na Amazônia (ISPAAM). Tem experiência na área de Meteorologia e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agrometeorologia, sensoriamento remoto, geoprocessamento, interação biosfera-atmosfera, mudanças climáticas, impactos da exploração agrícola no clima e no meio ambiente, degradação ambiental, mudanças no uso e cobertura do solo.

Downloads

Publicado

10-01-2024

Como Citar

FERNANDES, G. S. T.; RIBEIRO, L. R. da T.; RUA, M. L.; VIEIRA, W. G. M.; PINTO, J. V. . de N.; SOUZA, P. J. de O. P. de. Condições meteorológicas afetam o desenvolvimento sazonal e a produção de frutos de coqueiro-anão-verde. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e77037, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/77037. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico