Bioinsumos e produção orgânica no Brasil: um estudo a partir do aplicativo Bioinsumos da Embrapa

Autores

  • Vanuze Costa de Oliveira
  • Luan Danilo Ferreira de Andrade Melo
  • João Luciano de Andrade Melo Júnior
  • Regla Toujaguez La Rosa Massahud
  • Marília Alves Grugiki

Resumo

O uso de bioinsumos tem sido intensificado em sistemas convencionais e orgânicos. No Brasil, foi instituído o Programa Nacional de Bioinsumos para potencializar a produção e uso destes nos cultivos, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou o aplicativo Bioinsumos, no qual constam os bioprodutos cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Objetivou-se identificar as classes e o número de bioinsumos para o controle fitossanitário inseridos no aplicativo Bioinsumos da Embrapa, com uso autorizado na agricultura orgânica do país. Existem 526 bioinsumos destinados ao controle fitossanitário de diversas pragas e doenças em várias culturas agrícolas, os quais estão divididos em onze classes, das quais apenas duas não possuem bioprodutos para a agricultura orgânica: bactericida microbiológico e feromônio. Apesar do número de bioinsumos para a agricultura orgânica, na prática, o uso destes ainda é reduzido, o que pode estar relacionado aos recursos financeiros limitados, não conhecimento da existência e das formas de uso destes produtos. Faz-se necessário maior incentivo e orientação pública para o desenvolvimento de bioinsumos com maior acessibilidade para os produtores rurais, especialmente para aqueles que trabalham com agricultura orgânica.

PALAVRAS-CHAVE: Agroecologia, agricultura sustentável, defensivos agrícolas, produtos orgânicos, conservação de recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

OLIVEIRA, V. C. de; MELO, L. D. F. de A.; MELO JÚNIOR, J. L. de A.; MASSAHUD, R. T. L. R.; GRUGIKI, M. A. Bioinsumos e produção orgânica no Brasil: um estudo a partir do aplicativo Bioinsumos da Embrapa. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 53, p. e76326, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/76326. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Bioinsumos na Agricultura