Bioinsumos e produção orgânica no Brasil: um estudo a partir do aplicativo Bioinsumos da Embrapa
Resumo
O uso de bioinsumos tem sido intensificado em sistemas convencionais e orgânicos. No Brasil, foi instituído o Programa Nacional de Bioinsumos para potencializar a produção e uso destes nos cultivos, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou o aplicativo Bioinsumos, no qual constam os bioprodutos cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Objetivou-se identificar as classes e o número de bioinsumos para o controle fitossanitário inseridos no aplicativo Bioinsumos da Embrapa, com uso autorizado na agricultura orgânica do país. Existem 526 bioinsumos destinados ao controle fitossanitário de diversas pragas e doenças em várias culturas agrícolas, os quais estão divididos em onze classes, das quais apenas duas não possuem bioprodutos para a agricultura orgânica: bactericida microbiológico e feromônio. Apesar do número de bioinsumos para a agricultura orgânica, na prática, o uso destes ainda é reduzido, o que pode estar relacionado aos recursos financeiros limitados, não conhecimento da existência e das formas de uso destes produtos. Faz-se necessário maior incentivo e orientação pública para o desenvolvimento de bioinsumos com maior acessibilidade para os produtores rurais, especialmente para aqueles que trabalham com agricultura orgânica.
PALAVRAS-CHAVE: Agroecologia, agricultura sustentável, defensivos agrícolas, produtos orgânicos, conservação de recursos naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.