Estimativa da diversidade genética em famílias de irmãos completos de capim-elefante Cenchrus purpureus (Schumach.) Morrone
Resumo
Um dos desafios do setor energético é a identificação de recursos renováveis com menor impacto ao meio ambiente e que sejam economicamente viáveis. Objetivou-se estimar a diversidade genética de onze famílias de irmãos completos de capim-elefante, utilizando-se características quantitativas associadas à produção de bioenergia. O ensaio foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, sendo cada parcela (família) composta por cinco plantas, totalizando 220 genótipos. Cinco características quantitativas foram mensuradas: produção de matéria seca, porcentagem de matéria seca, altura de planta, diâmetro de colmo e número de perfilhos. A estimativa da diversidade genética foi realizada por meio de métodos multivariados (componentes principais e agrupamento hierárquico). Observou-se que há diversidade genética em irmãos completos de capim-elefante, com maior amplitude de variabilidade para produção de matéria seca e número de perfilhos. As famílias 1, 2, 5, 7 e 8 apresentam genótipos superiores para características relacionadas à produção de bioenergia. Vinte grupos obtidos no agrupamento maximizaram a distinção dos genótipos. Oito grupos continham genótipos com alta produção de matéria seca e altura de planta, simultaneamente, além de valores acima da média geral para número de perfilhos.
PALAVRAS-CHAVE: Espécie bioenergética, análises multivariadas, melhoramento de plantas, sustentabilidade ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.