Estatística para redução de escala nas estimativas de chuva pelo satélite TRMM para o estado de Goiás e Distrito Federal, Brasil

Autores

  • Carlos Cesar Silva Jardim
  • Derblai Casaroli
  • José Alves Júnior
  • Adão Wagner Pêgo Evangelista
  • Rafael Battisti

Resumo

A chuva é um componente fundamental para a produção agrícola, e conhecer seu potencial e variabilidade pode garantir o sucesso dessa atividade. Entretanto, o número de estações meteorológicas ainda é pequeno, mesmo em estados com aptidão agrícola, como Goiás. Para contornar esse problema, técnicas de geoprocessamento podem ser utilizadas. Objetivou-se avaliar os produtos do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) para a descrição da variabilidade anual e mensal da precipitação pluvial no estado de Goiás e no Distrito Federal. Interpolações foram realizadas para aumentar a resolução espacial por meio de krigagem ordinária e análise de cluster para distribuição espacial e temporal. Verificou-se que o território avaliado pode ser classificado em três regiões com regimes hídricos diferenciados em até 500 mm anuais, com sazonalidade de precipitação acumulada de novembro a março. Embora a avaliação de regressão tenha mostrado limitações para precipitação mensal acima de 200 mm, a análise dos produtos do satélite TRMM demonstrou que esta ferramenta permite previsões de normais provisórias com maior resolução espacial que a rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com erros de medição conhecidos para cada período de avaliação, permitindo a aplicação dos dados em modelos de previsão para planejamento agrícola envolvendo manejo hídrico.

PALAVRAS-CHAVE: Chuvas no Centro-Oeste brasileiro, satélite Tropical Rainfall Measuring Mission, variabilidade espacial e temporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-07-2023

Como Citar

JARDIM , C. C. S.; CASAROLI, D.; ALVES JÚNIOR, J.; EVANGELISTA, A. W. P.; BATTISTI, R. Estatística para redução de escala nas estimativas de chuva pelo satélite TRMM para o estado de Goiás e Distrito Federal, Brasil. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 53, p. e75552, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/75552. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico