Estatística para redução de escala nas estimativas de chuva pelo satélite TRMM para o estado de Goiás e Distrito Federal, Brasil
Resumo
A chuva é um componente fundamental para a produção agrícola, e conhecer seu potencial e variabilidade pode garantir o sucesso dessa atividade. Entretanto, o número de estações meteorológicas ainda é pequeno, mesmo em estados com aptidão agrícola, como Goiás. Para contornar esse problema, técnicas de geoprocessamento podem ser utilizadas. Objetivou-se avaliar os produtos do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) para a descrição da variabilidade anual e mensal da precipitação pluvial no estado de Goiás e no Distrito Federal. Interpolações foram realizadas para aumentar a resolução espacial por meio de krigagem ordinária e análise de cluster para distribuição espacial e temporal. Verificou-se que o território avaliado pode ser classificado em três regiões com regimes hídricos diferenciados em até 500 mm anuais, com sazonalidade de precipitação acumulada de novembro a março. Embora a avaliação de regressão tenha mostrado limitações para precipitação mensal acima de 200 mm, a análise dos produtos do satélite TRMM demonstrou que esta ferramenta permite previsões de normais provisórias com maior resolução espacial que a rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com erros de medição conhecidos para cada período de avaliação, permitindo a aplicação dos dados em modelos de previsão para planejamento agrícola envolvendo manejo hídrico.
PALAVRAS-CHAVE: Chuvas no Centro-Oeste brasileiro, satélite Tropical Rainfall Measuring Mission, variabilidade espacial e temporal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.