FONTES, FORMAS DE APLICAÇÃO E DOSES DE NITROGÊNIO EM FEIJOEIRO IRRIGADO SOB PLANTIO DIRETO
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris L., integração lavoura-pecuária, produtividadeResumo
A perda de nitrogênio por volatilização de amônia constitui o principal fator responsável pelo baixo aproveitamento da ureia, principalmente quando aplicada sobre a superfície do solo. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a eficiência de ureia contendo 0,045% de aditivo NBPT (n?butil tiofosfórico triamida), em comparação com ureia normal, e os efeitos de doses e formas de aplicação de nitrogênio fornecido em cobertura, sobre os componentes e a produtividade de feijoeiro irrigado, cultivado em plantio direto. O solo da área experimental foi classificado como Latossolo Vermelho distroférrico típico, sendo manejado por três anos consecutivos sob integração lavoura-pecuária. O delineamento experimental foi o de blocos completos casualizados, em esquema fatorial 2x2x4, constituído pela combinação de duas fontes de N (ureia comum e aditivada), duas formas de aplicação (superficial e incorporada) e quatro doses de N (0 kg ha-1, 60 kg ha-1, 120 kg ha-1 e 180 kg ha-1), com quatro repetições. Em comparação com a ureia comum, a ureia aditivada não propiciou aumentos significativos na produtividade. Com a fonte contendo aditivo, foram obtidas plantas mais altas e obteve-se maior produtividade, com a incorporação do fertilizante.PALAVRAS-CHAVE: Phaseolus vulgaris L.; integração lavoura-pecuária; produtividade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-03-2011
Como Citar
CUNHA, P. C. R. da; SILVEIRA, P. M. da; XIMENES, P. A.; SOUZA, R. de F.; ALVES JÚNIOR, J.; NASCIMENTO, J. L. do. FONTES, FORMAS DE APLICAÇÃO E DOSES DE NITROGÊNIO EM FEIJOEIRO IRRIGADO SOB PLANTIO DIRETO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 80–86, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/7515. Acesso em: 4 jan. 2025.
Edição
Seção
Produção Vegetal
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.