Perfil de compostos voláteis liberados por Waitea circinata contra Magnaporthe oryzae sob diferentes períodos e temperaturas
Resumo
A brusone causada pelo patógeno Magnaporthe oryzae é a principal doença do arroz, e pode causar perdas devastadoras. Objetivou-se investigar o perfil de compostos voláteis da micorriza Waitea circinata no antagonismo a M. oryzae, em diferentes períodos e temperaturas, utilizando-se delineamento inteiramente casualizado. Compostos orgânicos voláteis foram extraídos por micro extração em fase sólida, no modo headspace, e analisados por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas, enquanto o escalonamento multidimensional foi usado para comparar os compostos orgânicos voláteis produzidos. Os principais compostos responsáveis pelo antagonismo a M. oryzae foram longifoleno, trans-β-farneseno, (Z)-α-bisaboleno e δ-amorfeno, que podem ser usados como biofungicidas e incorporados às estratégias de manejo da brusone do arroz.
PALAVRAS-CHAVE: Brusone, fungo micorrízico, biofungicida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.