Reação de genótipos de feijoeiro a nematoides de plantas
Resumo
Entre as estratégias eficientes de manejo de fitonematoides, o uso de cultivares resistentes se destaca por ser frequentemente a abordagem mais fácil e menos onerosa que pode ser adotada pelos agricultores. Entretanto, no caso do feijoeiro comum, no Brasil, poucas fontes de resistência foram identificadas até o momento. Objetivou-se avaliar a reação de 81 genótipos de feijão comum às espécies de fitonematoides mais abundantes e nocivas nas lavouras brasileiras. Foram observados genótipos resistentes a todos os nematoides testados: 7 a Heterodera glycines, 2 a Pratylenchus brachyurus, 15 a Meloidogyne incognita e 8 a M. javanica.
PALAVRAS-CHAVE: Phaseolus vulgaris, nematoides das lesões radiculares, nematoides das galhas, nematoides de cisto da soja, resistência genética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.