DIAGNOSE NUTRICIONAL PELOS MÉTODOS DRIS E FAIXAS DE CONCENTRAÇÃO PARA ALGODOEIRO CULTIVADO SOB CERRADO

Autores

  • Roberta de Freitas Souza
  • Wilson Mozena Leandro UFG
  • Noé Barroso da Silva Embrapa Arroz e Feijão
  • Paulo César Ribeiro da Cunha UFG
  • Paulo Alcanfor Ximenes UFG

Palavras-chave:

Gossypium sp., análise foliar, índice DRIS, estado nutricional

Resumo

O Brasil é o quarto maior exportador e o quinto maior produtor mundial de algodão. Entretanto, a cultura é produzida, predominantemente, em áreas sob solos de Cerrado, que apresentam limitações naturais de nutrientes. O objetivo do trabalho foi diagnosticar os fatores nutricionais mais limitantes à obtenção de altas produtividades, para a cultura do algodão, por meio de análises foliares interpretadas pelos métodos DRIS e Faixas de Concentração. Foram coletadas 48 amostras de folhas, em área comercial do município de Silvânia (GO). Coletaram-se 10 folhas do algodoeiro, para uma amostra composta, na época de florescimento pleno (90 dias após o plantio). Na interpretação dos resultados das análises foliares pelo método DRIS, foram calculados índices para cada nutriente de cada amostra, pelo procedimento de Alvarez & Leite (1992). Na interpretação pelas Faixas de Concentração, utilizaram-se padrões tabelados. Os dois métodos avaliaram, como nutrientes mais limitantes, N, S, B e Zn. O método DRIS apresentou maior sensibilidade para diagnosticar problemas nutricionais, especialmente para os micronutrientes B e Zn.

PALAVRAS-CHAVE: Gossypium sp.; análise foliar; índice DRIS; estado nutricional.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta de Freitas Souza

Departamento de Agricultura, área Produção vegetal

Wilson Mozena Leandro, UFG

Professor titular do Setor de Solos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG.

Noé Barroso da Silva, Embrapa Arroz e Feijão

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do RJ. Atualmente trabalha na Embrapa Arroz e Feijão, Goiânia, Goiás.

Paulo César Ribeiro da Cunha, UFG

Aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Agronomia, área de concentração Produção Vegetal da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG. Professor Titular do Instituto Federal Goiano.

Paulo Alcanfor Ximenes, UFG

Professor titular do Setor de Solos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG.

Downloads

Publicado

10-06-2011

Como Citar

SOUZA, R. de F.; LEANDRO, W. M.; SILVA, N. B. da; CUNHA, P. C. R. da; XIMENES, P. A. DIAGNOSE NUTRICIONAL PELOS MÉTODOS DRIS E FAIXAS DE CONCENTRAÇÃO PARA ALGODOEIRO CULTIVADO SOB CERRADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 220–228, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/7461. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal