Qualidade fisiológica de sementes de Physalis ixocarpa Brot. ex Hornem em relação ao estágio de maturação e época de cultivo
Resumo
Physalis ixocarpa é uma fruta comestível com grande importância econômica em muitos países. O uso de sementes de alta qualidade é essencial para o sucesso do seu cultivo; portanto, sua colheita deve ser realizada no ponto máximo de maturidade fisiológica. Objetivou-se verificar a influência da época de cultivo e do estádio de maturação dos frutos na maturidade fisiológica de sementes de duas variedades de P. ixocarpa (‘verde’ e ‘roxa’) cultivadas no semiárido brasileiro. Foram avaliados o teor de água, massa seca, porcentagem de germinação e emergência de plântulas. A época de cultivo influenciou no processo de maturação das sementes das duas variedades avaliadas, com efeito mais pronunciado para a ‘roxa’. Para se obter sementes de maior qualidade, o cultivo no semiárido brasileiro pode ser realizado de maio a agosto e a coleta de frutos para obtenção de sementes a partir do estádio 4 de maturação.
PALAVRAS-CHAVE: Solanaceae, tomatillo, maturação de frutos, potencial fisiológico de sementes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.