Parâmetros de crescimento de retrocruzamentos derivados de Elaeis oleifera (Kunth) Cortés de Taisha - Equador e seu potencial para melhoramento genético em dendê

Autores

  • Laura Mendoza
  • Julián Barba
  • Gustavo Ligarreto

Resumo

A palmeira Elaeis oleifera de Taisha foi descrita pela primeira vez em 1986, mas continua sendo um valioso recurso genético a ser avaliado, pois pode ser importante para a obtenção de genótipos híbridos de alto rendimento e óleo de boa qualidade. Objetivou-se determinar os atributos de Elaeis oleifera (O) Taisha, E. guineensis Jacq. (G), seus híbridos (O × G) e retrocruzamentos [(O × G) × G = Bc], quanto aos parâmetros de folha, estipe e pólen, para ampliar o conhecimento potencial na obtenção de híbridos interespecíficos que melhorem a competitividade e sustentabilidade da cultura. Contrastes foram evidenciados entre os dois genótipos. E. oleifera apresentou emissão foliar de 1,67 folhas por mês, em comparação a um valor médio de 2,37 folhas por mês para O × G, Bc e E. guineensis. A área foliar da folha número 17 foi de 5,55 m² em E. oleifera e 8,50 m² nos demais materiais. Adicionalmente, E. oleifera atingiu menor altura e menor número de folíolos na folha 17 e crescimento do estipe, em relação aos demais genótipos que apresentaram vigor híbrido vegetativo. Quanto à germinação de pólen, E. oleifera e E. guineensis apresentaram altas porcentagens, enquanto os híbridos obtiveram 14,26 % e Bc 62,47 %. Portanto, a introgressão de genes de E. oleifera para E. guineensis para crescimento lento e menor área foliar e de retrocruzamentos para alta germinação de pólen podem ser úteis para selecionar e obter híbridos melhorados de alto rendimento e palmeiras curtas e compactas.

PALAVRAS-CHAVE: Elaeis spp., híbrido interespecífico, germinação de pólen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-12-2022

Como Citar

MENDOZA, L.; BARBA, J.; LIGARRETO, G. Parâmetros de crescimento de retrocruzamentos derivados de Elaeis oleifera (Kunth) Cortés de Taisha - Equador e seu potencial para melhoramento genético em dendê. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e73633, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/73633. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico