Parasitismo de Tetrastichus howardi (Olliff, 1893) (Hymenoptera: Eulophidae) em pupas de Chrysodeixis includens (Walker, [1858]) (Lepidoptera: Noctuidae) de diferentes idades

Autores

  • Marcelo Sousa Barbosa
  • Mariana Santana Guerra
  • Fabricio Fagundes Pereira
  • Otávio Henrique Medina da Silva
  • Ivana Fernandes da Silva

Resumo

Tetrastichus howardi (Olliff, 1893) (Hymenoptera: Eulophidae) é um parasitoide adulto de lepidópteros-praga, e a idade do hospedeiro exerce forte influência sobre sua reprodução. Objetivou-se avaliar as características biológicas de T. howardi criado em pupas de Chrysodeixis includens (Walker, [1858]) (Lepidoptera: Noctuidae) de diferentes idades. Para tanto, pupas com 24, 48, 72, 96, 120, 144 ou 168 horas de idade foram expostas ao parasitismo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos (idade de pupa) e 10 repetições, sendo que cada repetição foi constituída por cinco pupas individualizadas com uma fêmea do parasitoide nas respectivas idades. Tetrastichus howardi parasitou e emergiu em pupas de todas as idades avaliadas. A duração do ciclo (ovo-adulto) em dias, número de parasitoides emergidos por pupa (progênie), progênie por fêmea, razão sexual do parasitoide e longevidade de adultos foram semelhantes. Este é o primeiro registro de T. howardi se reproduzindo em pupas de C. includens em condições de laboratório. O maior parasitismo e desenvolvimento de T. howardi foi obtido em pupas de C. includens com 24 a 96 horas, sendo essa faixa etária favorável para a criação desse parasitoide em condições de laboratório.

PALAVRAS-CHAVE: Controle biológico, parasitoides de pupas, lagarta-falsa-medideira, manejo integrado de pragas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2022

Como Citar

BARBOSA, M. S.; GUERRA, M. S.; PEREIRA, F. F.; SILVA, O. H. M. da; SILVA, I. F. da. Parasitismo de Tetrastichus howardi (Olliff, 1893) (Hymenoptera: Eulophidae) em pupas de Chrysodeixis includens (Walker, [1858]) (Lepidoptera: Noctuidae) de diferentes idades. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e72978, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/72978. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigo Científico