Parasitismo de Tetrastichus howardi (Olliff, 1893) (Hymenoptera: Eulophidae) em pupas de Chrysodeixis includens (Walker, [1858]) (Lepidoptera: Noctuidae) de diferentes idades
Resumo
Tetrastichus howardi (Olliff, 1893) (Hymenoptera: Eulophidae) é um parasitoide adulto de lepidópteros-praga, e a idade do hospedeiro exerce forte influência sobre sua reprodução. Objetivou-se avaliar as características biológicas de T. howardi criado em pupas de Chrysodeixis includens (Walker, [1858]) (Lepidoptera: Noctuidae) de diferentes idades. Para tanto, pupas com 24, 48, 72, 96, 120, 144 ou 168 horas de idade foram expostas ao parasitismo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos (idade de pupa) e 10 repetições, sendo que cada repetição foi constituída por cinco pupas individualizadas com uma fêmea do parasitoide nas respectivas idades. Tetrastichus howardi parasitou e emergiu em pupas de todas as idades avaliadas. A duração do ciclo (ovo-adulto) em dias, número de parasitoides emergidos por pupa (progênie), progênie por fêmea, razão sexual do parasitoide e longevidade de adultos foram semelhantes. Este é o primeiro registro de T. howardi se reproduzindo em pupas de C. includens em condições de laboratório. O maior parasitismo e desenvolvimento de T. howardi foi obtido em pupas de C. includens com 24 a 96 horas, sendo essa faixa etária favorável para a criação desse parasitoide em condições de laboratório.
PALAVRAS-CHAVE: Controle biológico, parasitoides de pupas, lagarta-falsa-medideira, manejo integrado de pragas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.