Controle de capim-arroz suscetível e resistente a imidazolinonas em diferentes regimes de temperatura antes e após a aplicação de imazethapyr
Resumo
As condições ambientais podem influenciar na metabolização de herbicidas e interferir na evolução da resistência de plantas daninhas. Objetivou-se avaliar o efeito de regimes térmicos no controle de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) suscetível e resistente a herbicidas do grupo químico imidazolinonas. O fator A (biótipos) foi constituído de um biótipo suscetível e um resistente a imazethapyr; o fator B (dose) constou de seis doses de imazethapyr entre 0 e 800 g ha-1 para o biótipo resistente e entre 0 e 100 g ha-1 para o biótipo suscetível; o fator C (temperatura) foi composto de quatro regimes térmicos (16/16 ºC, 25/25 ºC, 16/25 ºC e 25/16 ºC) aos quais as plantas foram submetidas antes e após a aplicação do herbicida. Considerando-se o biótipo resistente, os maiores índices de controle foram observados nos regimes térmicos com oscilação de temperatura, principalmente para 25/16 ºC. Na dose de imazethayr recomendada (100 g ha-1), o herbicida proporcionou controle superior a 90 % para 25/16 ºC e menos de 50 % para 16/16 ºC, no biótipo resistente. A massa seca da parte aérea teve redução superior a 80 % para 25/16 ºC e 16/25 ºC e inferior a 30 % para 16/16 ºC. As condições de temperatura em que as plantas são submetidas no período pré e pós-aplicação do herbicida interferem no nível de resistência a imazethapyr em capim-arroz.
PALAVRAS-CHAVE: Echinochloa crus-galli, acetolactato sintase, mudança climática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.