Janela ótima de semeadura da soja ajustada à variabilidade climática baseada em El Niño-Oscilação Sul utilizando-se modelagem agrometeorológica

Autores

  • Marcus José Alves de Lima
  • Hildo Giuseppe Garcia Caldas Nunes
  • Leila Sobral Sampaio
  • Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza
  • Clyde William Fraisse

Resumo

A determinação da janela ótima de semeadura (JOS), de acordo com a variabilidade climática associada ao El Niño-Oscilação Sul (ENOS), pode fornecer informações valiosas para o planejamento agrícola nos trópicos. Objetivou-se calibrar, avaliar e aplicar o modelo CROPGRO-Soybean na determinação da JOS nas fases de ENOS para áreas produtoras de soja no estado do Pará. Primeiramente, o modelo foi calibrado e avaliado a partir de dados experimentais coletados em campo, entre 2006 e 2009. Nesse processo, as estimativas do modelo mostraram boa concordância com os dados observados para fenologia, crescimento e produtividade da soja, demonstrando potencial para simular o rendimento da cultura nessa parte da Amazônia. Após a calibração, o modelo foi utilizado no modo sazonal, para simular 18 datas de semeadura, em 33 anos e três locais. Os rendimentos simulados foram separados de acordo com três fases ENOS. O conjunto de datas de semeadura que apresentou alta frequência (> 80 %) de rendimentos acima de 3.500 kg ha-1 integrou a JOS para cada local e fase ENOS. A duração da JOS foi diferente entre os locais e fases ENOS, variando mais durante eventos de La Niña do que de El Niño. No entanto, independentemente do local ou da fase ENOS, a semeadura tardia foi mais indicada, pois, além de favorecer uma maior frequência de boas condições climáticas para o desenvolvimento, crescimento e altas produtividades, também favorece um menor risco de chuvas durante o período de colheita.

PALAVRAS-CHAVES: Glycine max, modelo CROPGRO-Soybean, mitigação de riscos climáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus José Alves de Lima

Agrometeorológia

Downloads

Publicado

13-07-2022

Como Citar

LIMA, M. J. A. de; NUNES, H. G. G. C. .; SAMPAIO , L. S. .; SOUZA , P. J. . de O. P. de .; FRAISSE , C. W. . Janela ótima de semeadura da soja ajustada à variabilidade climática baseada em El Niño-Oscilação Sul utilizando-se modelagem agrometeorológica. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e72428, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/72428. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Mudança Climática na Agricultura