Desempenho de fazenda de agricultura intensificada de baixo carbono no Cerrado brasileiro por meio de abordagens univariadas e multivariadas

Autores

  • Antonio Carlos Reis de Freitas
  • Geraldo da Silva e Souza
  • Eliane Gonçalves Gomes
  • Falberni de Souza Costa
  • Dirceu Klepker

Resumo

A agricultura de baixo carbono é um dos temas centrais da agenda climática. Objetivou-se avaliar o desempenho de uma fazenda de agricultura de baixa emissão de carbono no estado do Maranhão, Brasil, por meio de abordagens univariadas e multivariadas. O delineamento experimental consistiu de três repetições de cinco tratamentos (usos da terra) (Cerrado como área de referência; plantio direto de soja-milho safrinha; plantio direto de milho-soja-milho safrinha; plantio direto de milho-soja; plantio direto de soja-milho safrinha-Brachiarya brizantha), em cinco períodos (dias julianos: 28, 48, 83, 138 e 154), totalizando 75 observações. Os dados foram analisados utilizando-se abordagens univariadas e multidimensionais. Observou-se interação estatisticamente significativa entre tratamento e período, indicando que as respostas ao tratamento variam com o tempo. A parcela com melhor desempenho foi a área de referência, seguida pelo tratamento plantio direto de soja-milho safrinha.

PALAVRAS-CHAVE: Gases de efeito estufa, uso sustentável da terra, sequestro de carbono, modelagem de carbono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-08-2022

Como Citar

FREITAS, A. C. R. de; SOUZA, G. da S. e; GOMES, E. G.; COSTA, F. de S.; KLEPKER, D. Desempenho de fazenda de agricultura intensificada de baixo carbono no Cerrado brasileiro por meio de abordagens univariadas e multivariadas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e72425, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/72425. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Mudança Climática na Agricultura