Desempenho de fazenda de agricultura intensificada de baixo carbono no Cerrado brasileiro por meio de abordagens univariadas e multivariadas
Resumo
A agricultura de baixo carbono é um dos temas centrais da agenda climática. Objetivou-se avaliar o desempenho de uma fazenda de agricultura de baixa emissão de carbono no estado do Maranhão, Brasil, por meio de abordagens univariadas e multivariadas. O delineamento experimental consistiu de três repetições de cinco tratamentos (usos da terra) (Cerrado como área de referência; plantio direto de soja-milho safrinha; plantio direto de milho-soja-milho safrinha; plantio direto de milho-soja; plantio direto de soja-milho safrinha-Brachiarya brizantha), em cinco períodos (dias julianos: 28, 48, 83, 138 e 154), totalizando 75 observações. Os dados foram analisados utilizando-se abordagens univariadas e multidimensionais. Observou-se interação estatisticamente significativa entre tratamento e período, indicando que as respostas ao tratamento variam com o tempo. A parcela com melhor desempenho foi a área de referência, seguida pelo tratamento plantio direto de soja-milho safrinha.
PALAVRAS-CHAVE: Gases de efeito estufa, uso sustentável da terra, sequestro de carbono, modelagem de carbono.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.