Avaliação das características biotécnicas dos capins vetiver e paspalum para uso em técnicas de reforço do solo sob ameaça de erosão
Resumo
A erosão em encostas ou taludes demanda o uso de técnicas que promovam a coesão do solo, aumentando sua resistência ao cisalhamento, ao mesmo tempo que contribuam para a recuperação florístico-paisagística. Objetivou-se analisar as características morfológicas dos capins vetiver e paspalum, a fim de compreender sua contribuição para a estabilização do solo, em casa-de-vegetação. Os seguintes parâmetros foram avaliados: altura da planta; número de perfilhos por planta; comprimento, diâmetro, volume e matéria seca da raiz. Ambas as espécies mostraram valores semelhantes para comprimento e diâmetro da raiz, embora o número de perfilhos por planta tenha sido maior para o capim paspalum. Em relação à altura da planta, não foram identificadas diferenças estatísticas, mostrando que ambas podem promover boa cobertura do solo. O capim paspalum apresentou desempenho semelhante em várias características morfométricas, quando comparado ao capim vetiver, demonstrando forte potencial para ser adotado como parte das técnicas de recuperação de áreas degradadas relacionadas à estabilização do solo.
PALAVRAS-CHAVE: Chrysopogon zizanioides (L.) Roberty, Paspalum millegrana Schrad, Poaceae, bioengenharia de solos, estabilização de solos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.