Avaliação das características biotécnicas dos capins vetiver e paspalum para uso em técnicas de reforço do solo sob ameaça de erosão

Autores

  • Francisco Sandro Rodrigues Holanda
  • Luiz Diego Vidal Santos
  • Valter Rubens Alcantara Santos Sobrinho
  • Pedro Vinícius Bertulino de Menezes
  • Jeferson Ribeiro Santos

Resumo

A erosão em encostas ou taludes demanda o uso de técnicas que promovam a coesão do solo, aumentando sua resistência ao cisalhamento, ao mesmo tempo que contribuam para a recuperação florístico-paisagística. Objetivou-se analisar as características morfológicas dos capins vetiver e paspalum, a fim de compreender sua contribuição para a estabilização do solo, em casa-de-vegetação. Os seguintes parâmetros foram avaliados: altura da planta; número de perfilhos por planta; comprimento, diâmetro, volume e matéria seca da raiz. Ambas as espécies mostraram valores semelhantes para comprimento e diâmetro da raiz, embora o número de perfilhos por planta tenha sido maior para o capim paspalum. Em relação à altura da planta, não foram identificadas diferenças estatísticas, mostrando que ambas podem promover boa cobertura do solo. O capim paspalum apresentou desempenho semelhante em várias características morfométricas, quando comparado ao capim vetiver, demonstrando forte potencial para ser adotado como parte das técnicas de recuperação de áreas degradadas relacionadas à estabilização do solo.

PALAVRAS-CHAVE: Chrysopogon zizanioides (L.) Roberty, Paspalum millegrana Schrad, Poaceae, bioengenharia de solos, estabilização de solos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-06-2022

Como Citar

HOLANDA, F. S. R.; SANTOS, L. D. V. .; SANTOS SOBRINHO, V. R. A.; MENEZES, P. V. B. de; SANTOS, J. R. Avaliação das características biotécnicas dos capins vetiver e paspalum para uso em técnicas de reforço do solo sob ameaça de erosão. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e71617, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/71617. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Nota Científica