Efeitos alelopáticos de Mikania micrantha Kunth em capim-arroz e arroz de planície

Autores

  • Alridiwirsah Universitas Muhammadiyah Sumatera Utara, Faculty of Agriculture, Medan, Sumatera Utara, Indonesia.
  • Koko Tampubolon Universitas Sumatera Utara, Faculty of Agriculture, Medan, Sumatera Utara, Indonesia. https://orcid.org/0000-0002-7969-5049
  • Tengku Boumedine Hamid Zulkifli Universitas Tjut Nyak Dhien, Faculty of Agriculture and Animal Husbandry, Medan, Sumatera Utara, Indonesia.
  • Risnawati Universitas Muhammadiyah Sumatera Utara, Faculty of Agriculture, Medan, Sumatera Utara, Indonesia.
  • Mukhtar Yusuf Universitas Muhammadiyah Sumatera Utara, Faculty of Agriculture, Medan, Sumatera Utara, Indonesia.

Resumo

Metabólitos secundários de ervas daninhas têm potencial como herbicida natural e são seguros para a cultura principal. Objetivou-se identificar os metabólitos secundários em extrato de Mikania micrantha e o seu efeito nas características agronômicas, fisiológicas e histológicas de capim-arroz e arroz de planície. Utilizou-se delineamento não-factorial de blocos casualizados, com concentrações de extrato de Mikania micrantha (0; 20; 40; 60; 80; 100 %) e o herbicida 2,4-D de dimetilamina como comparação. O extracto de M. micrantha apresentou flavonoides, taninos, alcaloides e saponinas. A concentração de 20-100 % inibiu o crescimento do capim-arroz, mas foi considerada segura para o arroz de planície, e aumentou o comprimento e volume das raízes, enquanto a concentração de 60 % aumentou o número de folhas e a densidade estomatal no arroz de planície. A concentração de 20-100 % inibiu significativamente o volume das raízes, biomassa, clorofila total SPAD e a redução do crescimento do capim-arroz, sendo classificada como um inibidor. A tocixidade do capim-arroz também aumentou à medida que a concentração elevou-se de 60 para 100 %. O extrato de M. micrantha reduziu o crescimento do capim-arroz em 63,5 %, porcentagem próxima à apresentada pela 2,4-D dimetilamina (65,6 %).

PALAVRAS-CHAVE: Echinochloa crus-galli (L.) Beauv, Oryza sativa L., metabólitos secundários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-05-2022

Como Citar

ALRIDIWIRSAH; TAMPUBOLON, K.; ZULKIFLI, T. B. H.; RISNAWATI; YUSUF, M. Efeitos alelopáticos de Mikania micrantha Kunth em capim-arroz e arroz de planície. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e71356, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/71356. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico