Diagnóstico nutricional de banana (Musa AAA Simmonds subgrupo Cavendish) com análise de seiva da raiz

Autores

  • Manfred Ricardo Palacio Agrosavia, Centro Experimental El Mira, Tumaco, Nariño, Colombia.
  • Daniel Gerardo Cayón Salinas Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Agropecuarias, Palmira, Colombia. https://orcid.org/0000-0003-3386-8431
  • John Jairo Mira Castillo Compañía de Empaques S. A., Itagüí, Antioquia, Colombia.
  • Stanislav Magnitskiy Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Agrarias, Departamento de Agronomía, Bogotá, Colombia.
  • Mario Augusto García Dávila Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Agropecuarias, Palmira, Colombia.

Resumo

O estado nutricional mineral da cultura da banana é geralmente determinado por análise foliar e de solo, que, com frequência, não apresentam relação significativa com seu desempenho produtivo. Objetivou-se avaliar se a análise da seiva da raiz determina com maior precisão o estado nutricional da planta em resposta à fertilização. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos (fertilização completa, fertilização tradicional e sem fertilização), três repetições e quatro plantas por repetição. Foram analisados os conteúdos de macro (N, P, K, Ca e Mg) e micronutrientes (B, Zn, Mn, Fe e Cu) na seiva da raiz, folhas e solo na base da planta. Potássio foi o macronutriente encontrado em maior quantidade na seiva da raiz das plantas fertilizadas e não fertilizadas, enquanto os micronutrientes predominantes foram Mn nas plantas fertilizadas e Fe nas não fertilizadas. As concentrações de N, P, K, Ca e Mg na seiva da raiz foram significativamente menores para a não fertilização do que para a fertilização completa e tradicional, mas não mostraram diferenças significativas entre as análises foliar e do solo. A análise de seiva foi mais sensível do que a análise foliar para diagnosticar o estado nutricional da bananeira.

PALAVRAS-CHAVE: Nutrição de plantas, relações planta-solo, análise foliar, análise de solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-04-2022

Como Citar

PALACIO, M. R. .; CAYÓN SALINAS, D. G. .; MIRA CASTILLO, J. J.; MAGNITSKIY, S.; GARCÍA DÁVILA, M. A. Diagnóstico nutricional de banana (Musa AAA Simmonds subgrupo Cavendish) com análise de seiva da raiz. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e71344, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/71344. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico