Consorciação com Crotalaria spectabilis e Urochloa ruziziensis reduzem o desempenho agronômico de milho?

Autores

  • Stefany Silva de Souza Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Ciências da Produção Agrícola, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Pedro Afonso Couto Júnior Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Ciências da Produção Agrícola, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Jordana de Araújo Flôres Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Ciências da Produção Agrícola, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Anderson Prates Coelho Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Ciências da Produção Agrícola, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Leandro Borges Lemos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Ciências da Produção Agrícola, Jaboticabal, SP, Brasil.

Resumo

Dependendo das condições edafoclimáticas e de manejo, o consórcio de milho com plantas de cobertura pode reduzir o desempenho agronômico do cereal. Objetivou-se verificar os efeitos do consórcio com Urochloa ruziziensis e Crotalaria spectabilis no desempenho agronômico de milho e na produção e qualidade de palhada após a colheita. Utilizaram-se três tratamentos (monocultivo de milho e milho consorciado com U. ruziziensis e C. spectabilis), distribuídos em delineamento de blocos casualizados. Foram avaliados os componentes de crescimento e de produção e a produtividade de grãos de milho nos três sistemas, bem como a produção de palhada e acúmulo de nitrogênio em cada sistema. Os sistemas de consórcio não reduziram a produtividade e o desempenho agronômico do milho, em relação ao seu monocultivo, independentemente da espécie avaliada. Os sistemas consorciados com C. spectabilis e U. ruziziensis apresentaram produção de palhada 24 e 11 % maior, respectivamente, e o consórcio com C. spectabilis promoveu acúmulo de nitrogênio na palhada 39 % maior, em comparação ao monocultivo de milho.

PALAVRAS-CHAVE: Zea mays L., plantas de cobertura, produção de palhada, plantio direto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-03-2022

Como Citar

SOUZA, S. S. de .; COUTO JÚNIOR, P. A.; FLÔRES, J. de A.; COELHO, A. P.; LEMOS, L. B. Consorciação com Crotalaria spectabilis e Urochloa ruziziensis reduzem o desempenho agronômico de milho?. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 52, p. e70513, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/70513. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico