Características multifuncionais de Acinetobacter lwoffii Bac109 para promoção de crescimento e colonização em cana-de-açúcar micropropagada

Autores

  • Janniffer Custódio da Silva Instituto Federal Goiano, Rio Verde, GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1190-1010
  • Luan Dionisio Silva Santos Instituto Federal Goiano, Rio Verde, GO, Brasil.
  • Paula Sperotto Alberto Faria Instituto Federal Goiano, Rio Verde, GO, Brasil.
  • Fabiano Guimarães Silva Instituto Federal Goiano, Rio Verde, GO, Brasil.
  • Aurélio Rubio Neto Instituto Federal Goiano, Rio Verde, GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0517-1223
  • Paula Fabiane Martins Instituto Federal Goiano, Rio Verde, GO, Brasil.
  • Priscila Jane Romano Gonçalves Selari Instituto Federal Goiano, Ceres, GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8768-5553

Resumo

Bactérias endofíticas com características multifuncionais podem beneficiar as plantas por meio de diferentes mecanismos e promover o crescimento de forma eficiente, econômica e ecologicamente correta. Neste estudo, foi investigado o potencial do isolado endofítico multifuncional Acinetobacter lwoffii Bac109, com o objetivo de promover o crescimento de mudas de cana-de-açúcar in vitro. A linhagem Bac109 demonstrou capacidade de solubilização de fosfato em meio sólido (índice de solubilização: 3,73). Além disso, a bactéria foi um eficiente agente de biocontrole contra os fungos fitopatogênicos Rhizoctonia sp., Fusarium oxysporum, Phoma sp. e Bipolaris papendorfii, apresentando desempenho superior ou igual ao antifúngico comercial higromicina B. A produção de biofilme foi confirmada em ensaio in vitro e foi maior na presença de extrato de raiz de cana-de-açúcar. Além disso, A. lwoffii Bac109 apresentou forte adesão às raízes da cana-de-açúcar. A inoculação da bactéria em mudas micropropagadas de cana-de-açúcar aumentou o comprimento da parte aérea (35 %) e a dissipação de energia não fotoquímica regulada após 28 dias de cultivo. Ao término do experimento, a bactéria apresentou grande potencial de sobrevivência, com 5,72 × 107 UFC mL-1 recuperadas do substrato, o que é crucial para a interação da planta. Os resultados mostraram potencial de aplicação biotecnológica para A. lwoffii Bac109 pela avaliação dos traços multifuncionais para a promoção do crescimento vegetal e por interações específicas com a cana-de-açúcar, as quais podem auxiliar no aprimoramento de protocolos de micropropagação da cultura.

PALAVRAS-CHAVE: Saccharum sp., biofilme, biocontrole, inoculação cruzada, bactérias promotoras de crescimento de plantas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-10-2021

Como Citar

SILVA, J. C. da; SANTOS, L. D. S. .; FARIA, P. S. A.; SILVA, F. G.; RUBIO NETO, A.; MARTINS, P. F.; SELARI, P. J. R. G. Características multifuncionais de Acinetobacter lwoffii Bac109 para promoção de crescimento e colonização em cana-de-açúcar micropropagada. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 51, p. e69373, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/69373. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico