Características multifuncionais de Acinetobacter lwoffii Bac109 para promoção de crescimento e colonização em cana-de-açúcar micropropagada
Resumo
Bactérias endofíticas com características multifuncionais podem beneficiar as plantas por meio de diferentes mecanismos e promover o crescimento de forma eficiente, econômica e ecologicamente correta. Neste estudo, foi investigado o potencial do isolado endofítico multifuncional Acinetobacter lwoffii Bac109, com o objetivo de promover o crescimento de mudas de cana-de-açúcar in vitro. A linhagem Bac109 demonstrou capacidade de solubilização de fosfato em meio sólido (índice de solubilização: 3,73). Além disso, a bactéria foi um eficiente agente de biocontrole contra os fungos fitopatogênicos Rhizoctonia sp., Fusarium oxysporum, Phoma sp. e Bipolaris papendorfii, apresentando desempenho superior ou igual ao antifúngico comercial higromicina B. A produção de biofilme foi confirmada em ensaio in vitro e foi maior na presença de extrato de raiz de cana-de-açúcar. Além disso, A. lwoffii Bac109 apresentou forte adesão às raízes da cana-de-açúcar. A inoculação da bactéria em mudas micropropagadas de cana-de-açúcar aumentou o comprimento da parte aérea (35 %) e a dissipação de energia não fotoquímica regulada após 28 dias de cultivo. Ao término do experimento, a bactéria apresentou grande potencial de sobrevivência, com 5,72 × 107 UFC mL-1 recuperadas do substrato, o que é crucial para a interação da planta. Os resultados mostraram potencial de aplicação biotecnológica para A. lwoffii Bac109 pela avaliação dos traços multifuncionais para a promoção do crescimento vegetal e por interações específicas com a cana-de-açúcar, as quais podem auxiliar no aprimoramento de protocolos de micropropagação da cultura.
PALAVRAS-CHAVE: Saccharum sp., biofilme, biocontrole, inoculação cruzada, bactérias promotoras de crescimento de plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.