Sequenciamento parcial de isolado putativo de Alstroemeria necrotic streak orthotospovirus detectado em alface na Colômbia
Resumo
A alface é o vegetal folhoso para salada mais cultivado na Colômbia, sendo o município de Madrid, no Departamento de Cundinamarca, o segundo maior produtor. Nessa região, foram detectadas plantas com sintomas foliares caracterizados por manchas necróticas de coloração castanha formando uma extensa área necrótica, clorose, distorção foliar e atrofia das plantas, causados por infecção viral possivelmente associada ao gênero Orthotospovirus. Objetivou-se identificar as espécies de orthotospovirus associadas aos sintomas, contribuindo para a atualização do estatuto fitossanitário da alface nessa região. Foi constatada a presença de orthotospovirus pelo ensaio de imunoabsorção enzimática (DAS-ELISA), embora a sequência do gene nucleocapsid (N) tenha confirmado a presença de Alstroemeria necrotic streak orthotospovirus, desconsiderando-se o Tomato spotted wilt orthotospovirus e Impatiens necrotic spot orthotospovirus previamente relatados para essa cultura, sendo este o seu primeiro relato para o cultivo de alface na Colômbia.
PALAVRAS-CHAVE: Lactuca sativa L., Tomato spotted wilt orthotospovirus, Impatiens necrotic spot orthotospovirus, proteína nucleocapsid.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.