Fertilidade de Argissolos e características morfológicas de bactérias fixadoras de nitrogênio da rizosfera de dendezeiro
Resumo
Estudos exploratórios de micro-organismos da rizosfera de dendezeiro podem ser utilizados para aumentar a disponibilidade de nitrogênio em solos ácidos. Objetivou-se determinar os nutrientes e obter a relação entre as características químicas do solo, bem como as características morfológicas e microscópicas de isolados de bactérias fixadoras de N, em Argissolos da rizosfera de dendezeiro. A fertilidade dos Argissolos foi classificada de muito baixa a moderada. Além disso, o aumento do pH do solo rumo ao neutro aumentou a capacidade de troca catiônica, cátions trocáveis (Ca2+, K+ e Mg2+), N total, C orgânico e P disponível. Foram encontrados isolados de bactérias fixadoras de N com formas (circular, concêntrica, irregular e difusa) e bordas (ondulada, escorregadia e irregular) variadas, e o tipo dominante de isolado apresentou elevação aumentada. Quatro tipos de isolado mostraram cor branca e somente um cor clara. Três isolados de bactéria Gram-positiva e dois de Gram-negativa apresentaram formato de bacilo.
PALAVRAS-CHAVE: Elaeis guineensis, micro-organismos do solo, bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.